Life Hacks

Como posso poupar dinheiro enquanto estudo?

27 Fevereiro 2024

Enquanto estudantes, muitas vezes, sentimo-nos impotentes por não conseguirmos gerar dinheiro. 💸

Até gostávamos de ter um trabalho, pelo menos, em part-time. No entanto, o stress e o cansaço associado aos estudos, acabam por nos roubar o tempo e a disponibilidade mental que precisaríamos para desempenhar as nossas funções. 

Assim sendo, a única opção que nos resta é poupar! É precisamente por isso, que vou partilhar contigo as 3 dicas que tenho vindo a aplicar, para poupar enquanto estudo:

 

1 Pessoa prevenida vale por 2 ou 3 😎

Antes de saíres de casa, garante que levas almoço e lanche contigo. Desta forma, evitas gastar dinheiro desnecessário em comida que, na verdade, podias ter levado de casa. 

Até aquele chocolate ou aquele cafezinho, que tanto desfrutas, podem fazer a diferença no final do mês. 

Imagina que vais 3 dias à faculdade e, em 2 desses 3 dias, decides lanchar e beber café por lá. Vamos estimar que gastas 4€ por semana. Se repetires este comportamento ao longo de um mês, acabas por gastar um total de 16€. 

É verdade que o lanche e o café sabem bem, mas ter dinheiro na conta para poder ir a uma festa académica ou a qualquer outro evento, sabe ainda melhor, não é? Então poupa esse dinheiro!

 

O segredo está na moderação 😉

Se depois das aulas, gostas de ir para uma esplanada com os teus amigos, não deixes de ir. Porém, fá-lo com conta, peso e medida. Por exemplo, em vez de pedires várias bebidas e aperitivos, pede 1 cerveja e divide algum aperitivo com um dos teus amigos. 

Eu sei que este conselho pode parecer um pouco exagerado, mas lembra-te que, provavelmente, vais querer fazer isto várias vezes por semana, o que, bem feitas as contas, causará mossa na tua conta ao final do mês. 

 

Pequenos passos, grandes resultados 🤩

Se for difícil para ti controlar os teus gastos, podes sempre estabelecer um budget, de tal forma que sabes, à partida, quanto podes gastar em cada semana.

Simultaneamente, podes ainda optar por registar os teus gastos ao longo do mês, com o objetivo de analisares onde podes cortar. Por exemplo, se estás a pagar a subscrição de um serviço, que já nem utilizas, poderá fazer sentido cancelares essa subscrição, não achas?

 

Se queres começar já a poupar, prepara-te para introduzir estas pequenas mudanças na tua vida. Verás que o impacto, a longo prazo, compensará todo o teu esforço!

 

Gostaste deste conteúdo? Segue-nos nas redes sociais para estares sempre a par de todos os artigos que publicamos. 😊


DEIXA UM COMENTÁRIO