Mercado de Trabalho

Networking: Cultiva Relacionamentos, Atinge o Sucesso!

Redatora com Futuro
28 Março 2024

Não é à toa que, nos dias que correm, o termo networking assume um lugar central no mundo do trabalho. 

 

Network é um termo que tem origem na língua inglesa, na qual net significa rede e work significa trabalho. Como tal, pode afirmar-se que network significa rede de relacionamentos ou rede de contactos. 

 

Então e networking? O que significa? 

Networking é uma rede de pessoas que trocam informação e conhecimento entre si. 

 

Existem 2 tipos de networking:

O outbound networking, que acontece sempre que nos viramos para 1 amig@ e dizemos: "dás-me o número daquela pessoa que conheces?"... No fundo, consiste em partir da rede de contactos que já temos, mas que podemos sempre expandir, e costuma ser eficaz quando o nosso objetivo passa por aumentar o leque de oportunidades que temos ou estabelecer conexões inesperadas, seja com organizações ou com pessoas, às quais, de outra forma, dificilmente conseguiríamos aceder. 

 

Já o inbound networking requer que tenhamos a ousadia de falar com alguém, que está completamente fora da nossa rede de contactos, seja através da nossa presença num evento, através do envio de um email ou através de qualquer outra via que entretanto nos ocorra. Nestes casos, a criatividade pode ser a nossa maior aliada, pelo que estás à vontade para dar asas à tua imaginação. 

 

Agora que já tratas o networking por tu, estás a apenas um passo de te tornar pro nesta matéria!

 

Pega num papel e numa caneta e anota estas dicas:

👉 Procura estar presente em eventos relacionados com a tua área de atuação ou com a área de atuação que gostavas de integrar;

👉 Troca contactos durante os eventos (seja através do famoso “cartão de visita”, seja através das redes sociais);

👉 Participa, ativamente, em fóruns de discussão ou debates sobre temas que despertam o teu interesse;

👉 Divulga os teus projetos e ideias através das plataformas digitais;

👉 Partilha os teus objetivos com a tua rede de contactos. Dessa forma será mais fácil recomendarem-te, sempre que surgir uma oportunidade dentro da tua área de atuação;

👉  Interage com pessoas que revelam os mesmos interesses que tu;

👉  Mostra-te disponível para ajudar, sempre que te for solicitado;

👉 Evita criticar pessoas ou empresas. O espírito crítico é importante mas, para ser valorizado, deve ser aplicado de forma construtiva;

👉 Mantém o teu currículo, bem como, os teus perfis nas redes sociais, sempre atualizados. Nunca se sabe quando pode surgir uma boa oportunidade!

 

Tiraste nota de tudo? Incrível!

 

Começa já a aplicar estas dicas, para fortaleceres e expandires a tua rede de contactos de uma forma, não só profissional, mas também, eficaz! 


DEIXA UM COMENTÁRIO