Mercado de Trabalho

Onde podes procurar oportunidades de emprego?

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
6 Março 2024

Estás prestes a concluir a tua Licenciatura ou Mestrado e já andas à procura de oportunidades de emprego? Concluíste o teu curso no ano passado e ainda não conseguiste encontrar a empresa que faz o match perfeito contigo? 🤔

Seja qual for o caso, não te preocupes. Vamos apresentar-te um conjunto de recursos que te podem ajudar a ultrapassar este desafio com sucesso!

 

1. Gabinete de Carreiras da tua Faculdade 

É possível que nunca tenhas dado conta, mas a verdade é que grande parte das Instituições de Ensino Superior dispõem de um Gabinete de Carreiras ou de Empregabilidade, cuja missão é ajudar-te no processo de integração no mercado de trabalho.

Assim sendo, o que te recomendamos é que comeces por entrar em contacto com este Gabinete, com o objetivo de perceber quais são as oportunidades que tem para te oferecer.

Muitas vezes, as organizações enviam as propostas de emprego, diretamente, para as universidades, porque já sabem que querem recrutar alguém que tenha tido acesso a uma determinada formação.

 

2. Feiras de Emprego

São várias as Instituições de Ensino Superior que dinamizam Feiras de Emprego nas suas instalações. Como tal, poderás sempre ir à Feira de Emprego organizada pela tua faculdade, mas também, às Feiras de Emprego organizadas por outras faculdades, que oferecem cursos na tua área de estudos.  

O grande fator diferenciador das Feiras de Emprego, é que as organizações se disponibilizam a estar presentes no Campus da Faculdade, com um único objetivo, o de recrutar quem lá estuda.

Como tal, neste género de situações, és tu quem está em vantagem, na medida em que são os profissionais da organização que se deslocam até ti, com o objetivo de te contratarem, e não o contrário.

 

3. Linkedin

A cada minuto que passa, 8 pessoas são contratadas no Linkedin! Por isso, se ainda não estás a apostar nesta plataforma, está mais do que na hora de o começares a fazer.

Quando te falamos em apostar, não falamos apenas em consultares as vagas que vão sendo publicadas, falamos em preencheres e atualizares os teus dados, de tal modo que, quem recruta, te consiga identificar e contactar, diretamente.

Para além disso, se pretendes fazer networking com profissionais que trabalham na área ou organização na qual queres trabalhar, o Linkedin também te oferece essa possibilidade, seja através de comentários, reações ou mensagens diretas.

 

4. Websites Especializados 

Existem vários websites focados em promover ofertas de emprego. De certeza que já conheces alguns. Ainda assim, vamos partilhar contigo as nossas recomendações. Quem sabe se não é num destes sites que encontras a vaga de emprego que tanto procuras:

- Net-Empregos;

- Expresso Emprego;

- Sapo Emprego;

- Carga de Trabalhos.

 

5. IEFP

Quando pensamos em procurar emprego, qual é o primeiro recurso que nos vem logo à cabeça? Provavelmente, aquilo a que chamamos de “Centro de Emprego”, que hoje dá pelo nome de IEFP.

Se nunca contactaste esta entidade, experimenta fazê-lo. Podes inscrever-te no IEFP, não necessariamente para receberes subsídio de desemprego, mas sim para teres acesso às oportunidades de trabalho ou de formação que vão surgindo.

Além disso, no próprio website do IEFP, podes consultar as vagas que vão sendo publicadas, candidatando-te àquelas que te fizerem sentido.  

 

6. Bolsa de Emprego Público

Tal como o nome indica, a Bolsa de Emprego Público é uma plataforma online, que visa dar a conhecer os processos de recrutamento em aberto na Administração Pública.

Se trabalhar na Administração Pública é uma possibilidade para ti, visita o website com frequência, para estares sempre a par das novas oportunidades que vão sendo publicadas.

 

7. Carreiras Europeias

Já se o teu objetivo é desenvolver uma carreira nas instituições europeias, não podes deixar de consultar o website criado para o efeito.

Aqui podes perceber quais são as carreiras europeias que existem, como funcionam os processos de recrutamento e seleção e quais são as vagas em aberto a cada momento.

 

Agora que já tens todos os recursos do teu lado, do que estás à espera para colocar mãos à obra? 😉

 

Segue-nos nas redes sociais para estares sempre a par de todos os conteúdos que publicamos sobre este tema.


DEIXA UM COMENTÁRIO