Os prémios “Curtas” pretendem distinguir o cinema português no formato curto, em curtas-metragens, independentemente do seu género, pois este formato representa quase sempre as primeiras obras de jovens realizadores e realizadoras que pela sua estrutura são mais fáceis de realizar e demonstram em si a criatividade dos criadores cinematográficos nacionais. Nós queremos enaltecer o seu trabalho através desta premiação anual.
A primeira edição irá realizar-se no dia 10 de março de 2023 no Auditório Fernando Pessa (Lisboa), com a lista dos nomeados a ser revelada numa data ainda anunciar.
Quais são os requisitos?
Os Prémios “Curtas” estão abertos a submissões de curtas-metragens, tendo em conta os três requisitos abaixo:
- Deverão ser maioritariamente realizadas em Portugal (na sua produção ou equipa – pelo menos 50% da origem da produção ser portuguesa ou pelo menos 50% da equipa envolvida ser portuguesa);
- Ter estreado no corrente ano a concurso (1ª edição – ano de 2022) num festival de cinema/mostra de cinema ou semelhante, em território nacional, ou ter estreado comercialmente/num serviço de streaming em Portugal;
- Ter duração máxima de 30 minutos.
Até quando posso submeter a minha candidatura?
As submissões continuam abertas até ao final deste ano, e todas as informações relativamente às mesmas podem ser encontradas aqui. O link direto para a submissão dos filmes é este.
Quem compõe o júri?
O júri para a 1ª edição é composto por Bruno Gascon, Mia Tomé, Edgar Morais, Inês Moreira Santos, Hugo Gomes, Teresa Vieira e Rafael Félix, sendo que mais nome serão anunciados em breve. Podes consultar mais informações sobre o júri aqui.