Se estás agora a iniciar-te pelo admirável mundo do mercado de trabalho, há todo um conjunto de regras e preceitos que provavelmente ninguém te ensinou. Mas não te preocupes, que nós estamos cá para isso.
Algumas das coisas que te vamos dizer já vêm com o natural bom senso, mas como isso nunca é de mais frisar, deixamos-te uma lista de 10 frases ou comentários (na verdade cinco; os outros cinco vêm depois) jamais deves dizer no teu novo emprego. E como somos mesmo incríveis, sugerimos alternativas que podem substituir os comentários desagradáveis.
1. Isso não é problema meu
Esta dica além de mostrar que tu não estás nada preocupado com os assuntos da organização, também mostra que nem sequer és um jogador de equipa, o que pode comprometer-te noutras situações. Devias dizer: "Talvez consigas resolver esse problema com a pessoa x"
2. Sempre se fez desta maneira
Esta frase não deverá ser comum para ti caso tenhas chegado a uma organização, mas é importante saberes que não se deve dizer. Porquê? Porque o hábito não significa necessariamente que se esteja a fazer bem. E mais: é uma barreira ao desenvolvimento e inovação. Deverás dizer: Fizemos desta forma. Tens alguma ideia para melhores resultados/mais eficácia?"
3. Não há nada que se possa fazer
Pode parecer que não há nada que se possa fazer em relação a alguma coisa, mas é muito raro que isso seja mesmo verdade. Geralmente quem o diz está a esgotar a forma de olhar para um problema. Trazer outras pessoas para o cenário pode ajudar a desbloquear a questão. Deves dizer: "Estou bloqueado. Será que alguém tem uma solução?"
4. Isto vai demorar apenas um minuto
Esta frase, por mais boas intenções que tenhas, pode não ser bem verdade e uma coisa que é muito importante no local de trabalho é gerir bem as expectativas. Se à partida sabes que não vai demorar um minuto (até porque poucas tarefas demoram um minuto), então deves apontar para um intervalo de tempo mais verosímil. Se não sabes, podes dizer: "Deixa-me tratar do assunto e volto quando terminar"
5. Isso não faz sentido
A questão até pode, no limite, não fazer qualquer sentido. Tipo: "olha, 'bora adotar um elefante como mascote para a nossa start-up?! Podia ficar aqui neste cantinho ao pé das arrumações." Mas, regra geral, dizer que as coisas não fazem sentido tanto pecam por uma conclusão rápida e negativa como pela incapacidade de te colocares no lugar do outro, que estará eventualmente a sugerir alguma coisa. O que deves dizer é: "Não sei se percebo o que queres dizer. Podes explicar melhor porque essa é uma boa opção?
Vá, toca a compreender estes conceitos que para a semana damos-te as outras 5 dicas do que não dizer no workplace!