Life Hacks

Guia passo-a-passo para quem vai de Erasmus!

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
6 Novembro 2023

Vais de Erasmus, mas a lista de tarefas é tão longa, que não sabes por onde começar? Nós damos-te uma ajuda! 😉

 

1. Tratar da papelada.  📑

Em primeiro lugar, é muito importante começares por tratar de todas as burocracias exigidas pelas faculdades, seja a tua faculdade, cá em Portugal, seja a instituição que te vai receber lá, no teu país de destino.

Afinal, uma das tuas principais preocupações deve ser garantir que tens equivalência a todas as unidades curriculares. Caso contrário, quando regressares a Portugal, podes ter uma surpresa desagradável: precisar de fazer cadeiras que não estavas à espera!

Ainda no que diz respeito à papelada, se fores para um país da União Europeia, deves solicitar o teu cartão europeu de saúde. Já se fores para um país fora do espaço europeu, deves procurar arranjar um seguro de saúde e o visto requerido pelo país!

 

2. Juntar umas lecas.  💵

Ir viver para o estrangeiro vai exigir algum investimento da tua parte, desde as viagens, ao alojamento, passando ainda pela visita às principais atrações turísticas do país... 

Como tal, recomendamos-te que comeces a juntar dinheiro com alguma antecedência. Quem sabe, arranjar um part-time ou fazer alguns trabalhos como freelancer...

Acredita que, daqui a uns meses, esse dinheirinho vai dar-te muito jeito!

 

3. Marcar os voos antes que o preço deles te marque a ti.  ✈️

Se estás a pensar ir de avião, lembra-te que, regra geral, quanto mais cedo compras os bilhetes, mais baratos eles ficam. 

Para além disso, esta margem de manobra permite-te ir monitorizando os valores ao longo do tempo para, quando surgir uma boa oportunidade, conseguires aproveitá-la.

Fica atent@ aos principais sites de viagens e, quando surgir uma pechincha, não a deixes escapar!

 

4. Desenferrujar o inglês. 🇬🇧

A questão do idioma poderá ser, mais ou menos, desafiante. Tudo depende do país para onde vais. 

Se optaste, por exemplo, pelo Brasil, estás saf@. Se optaste pela nossa vizinha Espanha, podes sempre adotar o teu melhor “portinhol”... No entanto, se escolheste, por exemplo, a Alemanha, e não sabes falar alemão, o caso já muda de figura! Nessas situações recomendamos que, pelo menos, recorras a aplicações gratuitas, como é o caso do Duolingo, para não ires completamente a zeros.

 

5. Procurar uma casa para chamares de lar. 🏡

Hoje em dia, com a problemática da habitação, já todos estamos muito mais conscientes acerca da importância de ter um lugar seguro e digno para morar.

Ainda assim, achámos por bem alertar-te para o facto de ser fundamental procurares uma casa, antes mesmo de te mudares para outro país. 

Não sabes qual é a realidade que lá vais encontrar, tanto ao nível dos preços, como ao nível das condições que te são dadas ou exigidas, como tal, o melhor será, sempre, jogares pelo seguro!

 

6. Ser guia turístico por 1 dia.  ☀️

Já que vais viver num país novo, há que aproveitar a oportunidade para conhecer tudo o que há de melhor, seja nesse país, seja nos países vizinhos.

Para que possas aproveitar esta experiência ao máximo, recomendamos-te que faças uma pesquisa online ou até junto de pessoas que já tenham tido oportunidade de visitar o país, assim ficarás a par das principais atrações turísticas, que é como quem diz, aqueles sítios que não podes deixar de visitar, por nada deste mundo!

Organiza-te bem para conseguires conciliar estas visitas com os teus estudos e outras atividades em que te possas envolver. Verás que, no final, o “jogo de cintura” valerá super a pena!

 

7. Mentalizar-te que não podes levar a casa às costas.  🧳

É verdade, por muito que queiras, a tua casa não vai caber na bagagem! Portanto, o ideal é começares já a pensar o que é que vais ter de deixar ficar para trás, que é como quem diz, quais são os itens sem os quais consegues, perfeitamente viver, por um período de 6 meses.

Para o efeito, podes recorrer a métodos tão avançados, tais como, o Excel ou, simplesmente, recorrer aos métodos mais arcaicos, como é o caso do “um-dó-li-tá”.

O que importa é que, no dia da partida, consigas respeitar o limite máximo de peso estabelecido pela companhia aérea!

 

8. Criar um orçamento que te salve da banca rota. 📉

Depois de teres passado alguns meses a juntar dinheiro, é natural que queiras aproveitar esta experiência ao máximo. Porém, para que tal aconteça, do princípio ao fim, e não acabes o Erasmus a contar os trocos, é indispensável estares atento a alguns aspetos, como é o caso do custo de vida praticado no país.

Não podes levar dinheiro à conta para comprares latas de atum e pacotes de massa no Pingo Doce mais próximo da tua casa. Em primeiro lugar, lá não vai haver Pingo Doce e, em segundo, corres o risco de o dinheiro só dar para comprar metade das latas e da massa que compravas aqui.

Vai por nós... Quem te avisa, teu amigo é! Faz a tua pesquisa de mercado, define o método de pagamento que vais usar para não pagares taxas ou, pelo menos, taxas excessivas e garante que voltas a Portugal com as contas em dia.

 

9. Falar com a tua mãe, que te vai pôr a par de todo o tipo de imprevistos que possam surgir.  🙋🏻‍♀️

Já se sabe como são as mães, mesmo sem pedirmos, conseguem traçar todo um plano de contingência, digno de um gabinete de crise de alto gabarito!

Compreendemos que, por vezes, essa sua capacidade admirável, se pode tornar mega chata. Contudo, nestes casos, pode dar muito jeito, porque nos lembra de coisas que nos iam passar, completamente, ao lado, por exemplo: "Levas o creme x? Olha que essa marca não se vende lá."

 

10. Aproveitar a boa vida!  😎

Depois de teres todas as recomendações da tua mãe à mão, estás mais do que preparad@ para partir rumo a uma experiência memorável!

Aproveita para alinhar nas atividades organizadas para pessoal de Erasmus, nesse contexto será mais fácil conheceres pessoas que estão no mesmo espírito do que tu!

 

11. Não esquecer de estudar.  🤓

No meio disto tudo, é perfeitamente normal que a tentação de não estudar paire no ar. Porém, é importante teres presente que, só foste de Erasmus, porque és estudante. Por isso, convém estudares, pelo menos, de vez em quando...

Agora fora de brincadeiras, esta é uma excelente oportunidade para conheceres novas perspetivas sobre a tua área de estudo. Aproveita!

 

12. Ah e de colocar esta experiência no CV e no Linkedin!  💻

Quando voltares, faz o favor de integrar esta experiência no teu currículo e no Linkedin.

Como sabes, a participação em programas de Erasmus é altamente valorizada pelas empresas e recrutadores, pelo que poderá vir a ser um fator decisivo quando estiveres à procura de uma oportunidade de emprego.

 

Esperamos que estas dicas tenham chegado em boa hora e que te ajudem a definir os próximos passos. 💪

Qualquer dúvida ou questão, já sabes, estamos sempre aqui, à distância de uma mensagem.


DEIXA UM COMENTÁRIO