Mercado de Trabalho

4 erros monetários que a maioria das pessoas comete quando começa um novo emprego

26 Abril 2023

É fácil ficarmos entusiasmados com o primeiro ordenado que recebemos e querermos e logo abrir garrafas no Main ou no Urban; mas é para evitar esses erros de que só nos apercebemos na madrugada seguinte. Neste caso, apontamos os quatro erros mais comuns que a malta em relação aos primeiros vencimentos que recebe.

 

 1. Fazer logo uma compra muito dispendiosa 

É tudo à abrir e tudo à grande! Sempre sonhaste em ter uma play station ou calçar aqueles sapatos de 300 euros. Agora que tens dinheiro na mão ninguém te pára! Mas, olha, vai com calma. Depois onde é que está o dinheiro para sair à noite? E, não tão importante, mas, vá, para as despesas do dia-a-dia? Portanto, não vás a correr para o Colombo. Usa os transportes. E, depois, entra só na Bershka ou assim. Tenta amealhar uns trocos no início para rapidamente conseguires ter algum fundo de maneio.

 

2. Fazer créditos

Sabes que tens um valor certo mensalmente, portanto assumes que podes pegar em prestações aquela Smart TV 1434 x 5345 polegadas. Vai devagar. Já nem dá nada de jeito na televisão nestes dias. O recurso ao crédito é um perigo muito especial, porque apesar de parecer que podemos fazer face às futuras prestações, geralmente tendemos a esquecer os gastos fixos que temos ou a não calcular bem o resultado final das finanças. O crédito é como um namorado(a) - uma prisão.

 

3. Não poupar

Os dois pontos acima mencionados vão ao encontro deste. Caso aconteça alguma coisa, podes recorrer a dinheiro que foste amealhando ao longo dos meses. Ou, então, se sentes que já tens folgo financeiro para fazer uma compra grande, graças à poupança, este é o momento.

 

4. Não analisar o orçamento mensal

Este é um passo, tal como os outros, que deve ser feito sistematicamente. Contudo, esta é mais uma situação de prevenção e consciência daquilo que consegues fazer com o teu dinheiro ao longo do mês. E muito queríamos nós, mas ele nem estica nem nasce nas árvores. Quer dizer, o do Monopoly deve vir das árvores. Mas, pronto, com esse só dá para irritar amigos e destruir amizades. O verdadeiro também tem esse efeito e muito mais. Também destrói famílias.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO