Life Hacks

5 Cenas importantes que deves fazer durante as férias de verão

12 Julho 2023

Viajar

Este é logo o primeiro da lista e pode, à primeira vista, não trazer grandes novidades. Mas vamos aqui dar-te umas dicas para fazer uma cena diferente. Em vez de ires para um sítio muito cosmopolita e passar 5 dias sem fazer nada, experimenta pesquisar por inter-rail, ou mesmo intrar-rails - viajar cá dentro. Há sítios lindos em Portugal por descobrir, como a Costa Vicentina! 

Já com inter-rails, entre amigos, fazes duas coisas ao mesmo tempo: fortaleces o teu grupo de amizades e descobres novas culturas, pois passas por muitos mais sítios e às vezes nem gastas assim tanto mais quando comparado com uma viagem de destino único. Há uma data de apps que tem podem ajudar a organizar tudo sobre viajens, como o Google Trips ou GlobeStamp.

Voluntariado 

Tanto podes fazer voluntariado fora de Portugal, e com isso juntar algumas das características acima descritas à tua experiência, como ajudar pessoas/instituições do nosso país. Tens vários tipos de programas de voluntariado, desde aqueles em que compras um "pacote" e vem tudo incluído - deslocação, alojamento e refeições - ou podes ir tu próprio à procura da causa que mais te motiva e tentar reservar o resto sozinho. Não te esqueças de que ao fazeres voluntariado estás a ajudar pessoas que precisam de bens mais do que tu, portanto não estranhes que, por vezes, não te consigam garantir algumas comodidades.

Além de ser um ponto forte para o teu CV, ao fazer voluntariado desenvolves um vertente humana e desafias-te a ti próprio de uma forma muito particular e difícil de replicar quando estás na tua zona de conforto. Aqui deixamos-te alguns links úteis para os vários tipos de voluntariado. Eu fiz no ano passado e podes ler aqui a minha experiência.

Aprender uma língua nova

No mundo globalizado é cada vez mais importante sabermos comunicar com toda a malta. É no mundo globalizado e nas noites de erasmus. Portanto, e estás a pensar em aprender um novo idioma ou achas que isso é um upgrade para o teu CV diurno e noturno, apresetamos-te três sites onde podes escolher a língua que queres aprender e gastar zero euros.

Busuu:

A plataforma da Busuu tem dois planos - grátis e premium. Apesar de o segunto ter mais funcionalidades, o plano grátis permite-te ter acesso fichas de vocabulário, exercícios de escrita e eorreções vindas de pessoas nativos. A aplicação é uma das ferramentas mais fortes da Busuu, pois proporciona conversas com estranhos na língua que queres praticar.

Memrise:

Já a Memrise tem a sua mais-valia na quantidade de cursos disponives, em quase todas as línguas do mundo. "O Memrise usa a ciência inteligente para adaptar-se ao seu estilo de aprendizagem e desempenho pessoal. Assim você aprende rápido e nunca mais se esquece!", pode ler-se no site, em brasileiro. Pode ser que entretanto alguém lhes ensine português

Formação online

Cá na Inspiring Future temos um lema: quem quer arranjar uma maneira, quem não quer arranja uma desculpa. Pois neste ponto nem há desculpas para não aprenderes alguma coisa de novo que te possa dar jeito no futuro. Há vários sites que dão formação online e que, à semelhança dos acima descritos, são gratuitos. À cabeça, e para quem esteja interessado nestas áreas mais especificas, a Google tem formação gratuita e dão-te certificado e tudo! Mas também há sítios que te oferecem formação em soft skills! Como o português Skills Jovem e o estrangeiro Alison.

Depois tens outras hipóteses como Coursera; a edx, que surgiu de uma parceria entre Harvard e o MIT; a Eduke.me (esta plataforma é portuguesa, yo!) e a Open Culture.

Estágios de Verão

Por fim, o trabalho! Não é trabalho duro! É de nível médio! Seja para quem está no 1º ou 2º anos, ou sobretudo à procura de sair para o mercado de trabalho, há muitas instituições que têm estágios de verão, para os estudantes experimentarem os cursos que querem perseguir no futuro. Se não estás inscrito no gabinete de empregabilidade da tua IES, andas a dormir! Outra solução é fazeres uma pesquisa por Programas de Trainees e ver se te interessa o que aparece!
    
Para os universitários, muitas empresas, como o caso da Olá Gelados, têm estágios de verão como porta de entrada na organização, não significando isso que tenhas de ficar lá a trabalhar. Eles ficam com referências tuas e depois de concluíres os estudos é sempre mais fácil encontrar emprego.

Se fizeres alguma destas coisas, conta-nos a tua experiência :) Manda mail para vicente@inspiring.pt


DEIXA UM COMENTÁRIO