Mercado de Trabalho

5 ferramentas de networking que precisas

Redatora com Futuro
4 Maio 2023

Que o mercado de trabalho é um mundo de oportunidades isso já sabemos, mas será que tu sabes aproveitá-las? Se gostavas de fazer networking, por outras palavras, aumentar a tua rede de contatos profissional, mas não sabes por onde começar continua a ler, pois neste artigo partilhamos contigo as 5 ferramentas de networking que precisas mesmo de usar!

 

1. Facebook

Embora atualmente o Facebook seja utilizado pela população mais velha e haja, até, pessoas que a considerem uma rede social do passado, “o Facebook continua a liderar o ranking de redes sociais mais populares”. 

Aproveita a onda e deixa-te levar: faz publicações atrativas no teu feed e depois partilha-as nos grupos da tua área de trabalho. Assim, além das pessoas te conhecerem, também dás a conhecer o que gostas.

 

2. Instagram

A particularidade do Instagram é a imagem. Tira proveito desta funcionalidade e dá a conhecer o dia a dia do teu trabalho, incluindo fotos, vídeos e perguntas. Por exemplo, podes tirar fotos às tuas notas de preparação daquela reunião de trabalho super importante, depois faz um vídeo sucinto com dicas essenciais de organização e gestão de tempo e, por fim, lança a pergunta usas to do lists no teu trabalho?

 

3. Twitter

Se ainda não usas o Twitter, deverias ponderar fazê-lo. Possivelmente já ouviste falar dos tweets polémicos de alguns políticos... Isto significa que aqui as informações rapidamente se tornam virais. Escolhe bem o conteúdo que vais partilhar com o mundo e depois só tens de deixar a magia acontecer. Se as informações forem realmente interessantes, espera e verás.

 

4. Youtube

Apesar do Youtube estar mais para uma plataforma de entretenimento, ele também pode ser usado como uma ferramenta de networking. A gratuitidade e as utilizações ilimitadas são duas das suas maiores vantagens, por isso só tens de usar a tua criatividade. Este é um excelente canal de comunicação visual, auditiva e cinestésico que pode ser usado para debates, vídeos de divulgação de produtos ou serviços, ensino e experiências em grupo, como dança ou dinâmicas de grupo.

 

5.     LinkedIn

Para além destas redes sociais também há o LinkedIn: a maior rede profissional do mundo (desta de certeza não queres ficar de fora!). Esta é sem dúvida a forma digital mais fácil de fazer conexões com pessoas. Troca informações sobre o mercado de trabalho, experiências e dicas, nunca esquecendo de usar um discurso formal, combinado? 😉

 

Ainda que com estas dicas possas ter aprendido como é que as redes sociais podem ser um grande aliado no mundo corporativo, possivelmente elas já foram meios de comunicação informal, por isso se ainda não as reviste fá-lo agora. Que comece agora a tua jornada!


DEIXA UM COMENTÁRIO