Mercado de Trabalho

5 formas de fazer networking

Redatora com Futuro
18 Maio 2023

Gostavas de te destacar no mercado de trabalho, mas não fazes o que fazer? Calma, nós ajudamos-te. O que te falta e, que provavelmente nunca pensaste nisso, é fazer networking. Como? perguntas tu. É simples – só tens de pôr em prática as nossas dicas e voilà! 

 

Muitas pessoas pensam que o único ambiente onde se pode criar conexões profissionais é no trabalho, mas isso está completamente errado. Se queres saber mais, descobre agora as 5 ferramentas de networking para te tornares um profissional de sucesso!

 

1.    Redes sociais

As redes sociais são o caminho mais rápido e, se calhar o mais fácil, para conheceres, interagires e conectares-te com pessoas. Se quiseres saber que redes sociais deves usar e como deves fazer a primeira abordagem, sem perderes a formalidade e a autenticidade, lê já o nosso artigo sobre as 5 ferramentas de networking

2.    Eventos

A estratégia de usarmos os eventos para nos darmos a conhecer o nosso trabalho pode parecer muito clichê, mas na verdade esta é uma forma muito utilizada por grandes empresários. Sê proativ@ e diz ao/à tua boss que queres representar a tua empresa nas feiras de emprego, nos seminários e, (porque não?), ser a capa das campanhas de divulgação. Lembra-te: quem não é vist@ não é lembrad@!  

3.    Grupos de discussão

Sabes o que são grupos de discussão? Talvez já tenhas ouvido falar deles no Facebook, mas não é só desses que estou a falar. Os grupos de discussão focam-se em debater problemáticas, envolvendo partilha de conhecimentos, experiências e ideias. Sabias que é durante as conversas informais que surgem, muitas vezes, as oportunidades profissionais certas, como parcerias e o famoso Quem Indica (QI)?

4.    Pausas 

As pausas são um exemplo prático e direto de fazer networking. Usa as pausas das reuniões/eventos e partilha o teu ponto de vista. Isso vai mostrar proatividade e profissionalismo. Podes também deixar a tua marca nas conversas que tens com os teus colegas e superiores. Dica extra: convida o teu chefe para almoçar e pede-lhe feedback sobre o teu desempenho.

5.    Ambiente de trabalho

Num mundo cada vez mais competitivo é muito importante mantermos um contato regular com a nossa rede de contatos. Dentro das variadas formas de comunicar que existem, quando falamos do nosso trabalho devemos priorizar o contato presencial. Convida os teus colegas para um café e conversa com eles sobre as tuas ambições. Quem sabe o que poderá nascer daqui…

 

A bola está para o futebol, como a comunicação está para o networking. Se ainda não dominas a oratória, prepara-te porque quanto mais sabes manter uma conversa interessante, mais a tua rede de contatos tende a expandir. E, agora, já sabes o que vais fazer?

 


DEIXA UM COMENTÁRIO