Arregaça as mangas!

5 formas para ganhares competências sem teres de trabalhar

Redatora com Futuro
10 Abril 2023

Estás a terminar o curso e percebes-te que não tens experiência profissional para pôr no teu currículo? Não desesperes! Mesmo que existem milhares de pessoas formadas na mesma área de estudos que tu, tu ainda podes te destacar! Lê estas 5 dicas que te vão ajudar a construir o currículo, enquanto desenvolves as tuas competências (soft skills) sem teres de trabalhar!

 

1. Voluntaria-te

As ações de voluntariado que estão disponíveis na tua zona de residência, na tua cidade vizinha ou noutro país são uma excelente oportunidade para desenvolveres as tuas soft skills, como a capacidade de comunicação, o trabalho em equipa, a proatividade e a resiliência.

Independentemente do trabalho e do tempo que tens disponível para te dedicares à causa da associação do teu bairro ou da tua comunidade, vais estar sempre a realizar tarefas que te vão “obrigar” a seres tu numa versão mais responsável, competente…numa palavra: profissional.

 

2. Associa-te

Uma outra hipótese é participares numa associação – dentro ou fora do mundo académico. Em qualquer um dos casos, não te vão faltar opções.

Em ambos os casos, vais perceber que, maioritamente, as associações estão organizadas por área de interesse (desporto, cultura, artes, social), por área de estudo (engenharia, marketing, psicologia, etc) ou por área de negócio (geralmente, associada à área do empreendedorismo).

 

3. Forma-te

Uma outra forma de desenvolveres competências é frequentares aquelas ações de formação de curta e longa duração que os teus professores tanto insistem em que participes. Aqui, estão incluídos os workshops, os seminários e as conferências, mas também a plataforma skill’IT, os cursos livres, as formações financiadas (já algum vez tinhas pensado em ganhares dinheiro enquanto estudas? 😉), as formações modeladas, os cursos EFA, entre outros.

 

4. Educa-te

Se estás a frequentar uma licenciatura, uma boa forma de continuares a aprofundar as tuas capacidades é prosseguires os estudos. Uma pós-graduação, um mestrado e um doutoramento são as alternativas mais conhecidas, mas também podes fazer um estágio ou aprenderes autonomamente sobre soft skills, como por exemplo, inteligência emocional, oratória e persuasão, pensamento criativo e gestão de tempo. Não há arma mais poderosa que o conhecimento! 😉

 

5. Diverte-te

Os hobbies são a nossa última dica para fazeres um brilharete no currículo! O futebol, a dança, a culinária, a natação, o teatro e o escrever num blogue podem ajudar-te a ganhares muitas competências (fundamentais by the way!) para o mercado de trabalho, no entanto sabias que existem outros passatempos que não requerem tanto esforço e que mesmo assim te podem ajudar? Ver uma série na Netflix é um desses exemplos! 😉


DEIXA UM COMENTÁRIO