Arregaça as mangas!

5 Razões por que falham as resoluções de Ano Novo

17 Janeiro 2022

Quantos de vocês prometeram que este será o ano que vão estudar mais, que não se vão desleixar, ou desenvolver aquele projeto que já tem pó dentro do cérebro? Nós também já passamos por isso. Aliás, estudos compravam que apenas 12% da população que se propõe a algum tipo de resolução de Ano Novo falha. Neste texto, identificamos as razões por que falham essas resoluções. Saber o problema é o primeiro passo para o sucesso. 

 

Tratas uma maratona como se fosse um sprint

O que se pretende são mudanças graduais, bem alicerçadas numa alteração que antes de mais tem de ser de mentalidade. Se o objetivo é estudar mais, não queiras impor-te uma meta de 3 horas diárias. Começa gradualmente e vai adaptando-te à nova realidade.

 

Pões a carroça à frente dos bois

Este ponto é uma continuação do anterior. Agora na esfera mais prática. Não vale a pena estares a queimar etapas para chegar aos teus resultados de forma mais rápida. Cada coisa requer, além do seu tempo, uma ordem lógica. Se queres eliminar gorduras de processo, foca-te então apenas naquilo que interessa.

 

Não estás a acreditar o suficiente em ti

Se já falhaste no passado com resoluções de Ano Novo, é normal que o fantasma dos anos passados estejam aí para te assombrar uma vez mais. Contudo, a prioridade é manteres-te fiel àquilo que planeias alterar. E não importa se não consegues no primeiro dia, tens o seguinte. 

 

Pensas muito, fazes pouco

No ponto anterior acabamos a dizer que tens o dia seguinte para voltar a tentar. Mas não é para começar a resolução de Ano Novo no dia 30 de novembro. Tens de deixar as planificações de lado e atirar-te aos tubarões (se for essa a tua resolução, senão, fica-te só pelo sentido metafórico da cena).

 

Não desfrutas do processo

Este é uma das razões para o fracasso. A mentalidade tem de ser invertida para atingires o sucesso: se a resolução é estudar mais, então pensa recorrentemente no porquê. Em princípio, será para teres melhores notas. Porquê? Para entrares na licenciatura/mestrado que pretendes. Porquê? Porque queres fazer aquilo de que gostas na tua vida, e não coisas por obrigação. Então, chegamos lá, a razão da tua resolução de Ano Novo é simplesmente a tua felicidade.

 

Agora que sabes os principais problemas, procura enquadrá-los na tua resolução de Ano Novo! Boa sorte e bom 2022.


DEIXA UM COMENTÁRIO