Saber coisas nunca fez mal!

5 TED Talks que deves ver durante a tua vida académica

Redatora com Futuro
5 Abril 2023

Se estás a iniciar o teu percurso académico ou a meio do mesmo, este artigo é para ti! Ah espera... não é bem assim. Aquilo que vais ler pode ajudar-te em qualquer altura da tua vida, mesmo que não sejas um@ estudante universitári@. A verdade é que tudo o que leres neste texto vai fazer-te pensar e refletir bastante.

Porque não fazê-lo quando vivemos com as emoções à flor da pele e buscamos incessantemente por um propósito de vida?Quem sou? O que quero ser? O que quero mudar? Provavelmente estas perguntas devem fazer parte do teu quotidiano. Por isso, queremos ajudar-te a começares a dar os primeiros passos no teu autoconhecimento. Desta vez, trazemos-te cinco Ted Talks para veres durante esta fase da tua vida. Todos eles não demoram mais de 20 minutos. Podes simplesmente estar nos transportes e escolher um, para que a tua viagem não seja uma seca.


1.    JK Rowling: “Os benefícios marginais do fracasso

O primeiro vídeo que te trazemos é da JK Rowling, a famosa autora dos livros do Harry Potter. A escritora conta que na altura mais complicada da sua vida, percebeu que o fracasso, para além de ser inevitável, significava largar aquilo que não era essencial. E como? Quando falhamos, o nosso medo de falhar perde o efeito, porque entendemos que sobrevivemos à situação. A partir daí, focamo-nos naquilo que realmente queremos, mais fortes, seguros e determinados. O fracasso testa-nos a nós e aos outros perante as adversidades. Esse teste que permite aclarar as coisas, faz-nos perceber quem somos e quem são os outros. Por entre histórias e alguns exemplos de vida, JK Rowling explica que a vida não é uma lista de verificação ou de aquisição. Portanto, o caminho não é aumentar o teu currículo de qualquer forma e a qualquer custo. Lembra-te que o teu currículo não é a tua vida! A solução para ser fiel a ti e ultrapassares os obstáculos é apenas uma: a imaginação. A tua imaginação. 

 

2.    Kelly McGonigal: “Como fazer do stress seu amigo

O segundo vídeo é da psicóloga clínica Kelly Macgonial. Ao longo da talk demonstra-nos uma perspetiva diferente do maior problema da nossa sociedade, sobretudo dos estudantes: o stress. Ao contrário do que possas pensar este não é o inimigo. Podes olhá-lo de uma forma positiva. E atenção! Se o fizeres, viverás de uma forma saudável e confiante. A nossa mente altera o funcionamento do nosso corpo. Por isso, a maneira como vês o stress importa e isso pode influenciar a longevidade. Experimenta ver as coisas deste prisma: o stress existe para que tu possas estar apto e à altura de realizar aquela ação da melhor forma possível. No fundo, o stress dá-te a energia necessária para concretizares algo. Porém, como deves calcular, em excesso com muita frequência não é normal e aí deves arranjar mecanismos, para que tal não aconteça. Sabes o que ajuda a lidar com as consequências do stress? As ligações humanas. Talvez pareça um pouco óbvio para ti, mas a explicação é muito mais profunda do que se possa imaginar. 

 

3.    Tim Urban: “Dentro da mente de um mestre procrastinador

Se te consideras um@ procrastinador@, não podes mesmo deixar de ver este Ted Talk. O blogger Tim Urban distingue de forma humorística dois cérebros: o dos procrastinadores e dos não procrastinadores. A diferença entre eles são os fatores presente, divertido, cómodo e fácil, pertencentes ao cérebro procrastinador. A novidade aqui é que um ser que procrastina é comandado por três personagens: o Monstro do Pânico, o Decisor Racional e o Macaco da Gratificação Instantânea. Estranho ou não, a verdade é que metaforicamente estes simbolizam as tuas vontades e emoções. Cada um tem o seu papel e existem em todos nós. Todos somos procrastinadores. Uns são-no a curto-prazo e outros a longo-prazo, o estado mais complicado e difícil de sair.

 

4.    Amy Cuddy: “Sua linguagem corporal pode moldar quem você é

A psicóloga Amy Cuddy explica que a nossa linguagem corporal é muito importante, pois influencia tudo aquilo que nos rodeia, produzindo resultados nos outros. Essa mesma linguagem corporal é causada pelos nossos pensamentos, sentimentos e fisiologia. O curioso deste tema é que a tua linguagem não-verbal pode definir se és aceite ou não num emprego, ou se és convidad@ para uma festa. Assustador, não é?  As nossas expressões verbais modelam a forma como as outras pessoas pensam e sentem em relação a nós. Por isso, há técnicas para alterar a tua postura corporal. Amy conta que bastam dois minutos numa posição dominante, para que o nosso cérebro receba a mensagem de que estamos confiantes e seguros. O segredo é: fingir que o nosso corpo adota uma posição de domínio, de modo a que a nossa mente se modifique e sinta que efetivamente domina. Alguma vez tinhas pensado nisto? 

 

5.    Scott Dinsmore: “Como encontrar um trabalho que você ama

Por fim, mas não menos importante, decidi trazer-te o escritor Scott Dinsmore e o tema do autoconhecimento. Como sabes, há muitas pessoas com alguns anos de carreira que se despedem, por perceberem que o seu trabalho não lhes é gratificante. Para no futuro não seres uma destas pessoas, precisas de fazer um pequeno exercício de 3 passos. Primeiro, é importante conheceres os teus pontos fortes. Depois, deves ser fiel aos teus próprios valores e às tuas crenças. No final, deves tomar consciência da tua experiência de vida, o que gostas e o que não gostas. Tudo isto está 100% sob o teu controlo. Com este exercício, já é meio caminho andado para perceberes onde é que queres fazer a diferença. Lembra-te que se não souberes o que procuras, nunca o vais encontrar. E para isso, é preciso que te rodeies de pessoas que te inspirem possibilidade, motivação. Experimenta perguntar-te: Qual é o trabalho que não posso fazer? 

 

Esperamos que estes TED Talks te sejam úteis e mudem positivamente a tua vida. Afinal de contas, pequenos ensinamentos podem melhorar quem somos e o que fazemos. Só precisas de te permitir a mudar e ser resiliente. E já sabes, sempre que te sentires perdid@ vê os vídeos outra vez, sobretudo aqueles que te marcaram. Guarda-os contigo! 


DEIXA UM COMENTÁRIO