Life Hacks

Quando enviar um e-mail se tornar complicado, descomplica

Redatora com Futuro
4 Outubro 2018

Ser estudante tem tanto de divertido como de complexo. Lidar com a vida académica e com os teus colegas pode ser do mais satisfatório que há, mas a verdade é que a odisseia de conhecer todos os professores e os seus métodos pode tornar a tarefa de ter bons resultados bastante complicada. E isto ainda se torna mais assustador quando tens que enviar um e-mail para um professor e não sabes bem como o fazer.

A primeira opção seria tentares ao máximo tratar dos assuntos em aula e evitar qualquer contacto online, o problema é que isso não dura para sempre.     

1. Esquece aquelas contas de e-mail que o teu irmão mais velho criou quando tinhas 10 anos, com nomes como amelhorirmã_1990@hotmail.com ou Kiko.Sporting@gmail.com ; Opta por algo simples apenas com o teu nome e apelido.

2. Em Portugal, ao contrário dos países anglo-saxónicos, dá-se uma enorme relevância aos graus académicos, e é importante que te dirijas aos teus professores da melhor maneira. Ao longo do ano vais percebendo com quais tens que ser mais ou menos formal, mas na dúvida o que se passa é o seguinte:

Professor Doutor: Professor Universitário (com doutoramento)

Doutor: Doutorado

Dr.: Licenciado

 

Quando não tens conhecimento suficiente para escolher uma destas três opções, a melhor maneira é mesmo usares apenas a palavra “Professor” (ao menos tens a certeza que está certo).

3. Identifica-te sempre no início da mensagem.

4. No conteúdo da mensagem, assim como no assunto, tenta ser o mais explícito e conciso possível sem nunca te desleixares com a ortografia e gramática.

5. Quando tiveres necessidade de resposta, deixa isso explícito, agradecendo antecipadamente a mesma.

6. No final não te esqueças de usar os termos “Atenciosamente” ou “Com os melhores cumprimentos” seguido do teu nome.

7. Em caso de existirem anexos, informa-o no corpo do e-mail e não te esqueças MESMO de os enviar.

Não há nada melhor do que deixar uma boa imagem, estando atento aos pormenores.


DEIXA UM COMENTÁRIO