Life Hacks

6 dicas para organizares o estudo e as atividades extracurriculares

Redatora com Futuro
24 Março 2023

Muitas vezes vemo-nos perdid@s na universidade… Não sabemos por onde e como começar, por isso o estudo começa a parecer difícil e infrutífero, principalmente quando temos atividades extracurriculares às quais também temos de dedicar o nosso tempo. 

 

Contudo, a solução não passa por abdicar destas atividades, mas sim encontrares a melhor organização possível para os ‘’dois mundos’’: alcançar o equilíbrio é o ideal para que vivas estes anos em plenitude! 

 

Com efeito, há seis dicas que deves adotar para atingires este objetivo: 

1.       Define uma lista de tarefas, estabelecendo prioridades 

Antes de começares o estudo faz uma lista, tendo em conta quais são as tarefas que têm de ser feitas primeiro. Elenca-as, segundo a hierarquia que estabeleceste, e escreve cada uma da forma mais específica que conseguires, por exemplo: ‘’estudar a noção de obstáculo epistemológico – ler as páginas 124-142’’. 

 

2.       Conta cinco segundos e começa! 

Estás tão nervoso que não consegues fazer nada? Inicia o trabalho depois de contares cinco segundos. Escreve o que achas correto sem pensar demasiado, pois isso vai dar-te vontade de parar. No fim, corriges o que for necessário.  Este método chama-se "A Regra dos 5 Segundos" e foi criado pela Mel Robbins no seu livro de nome homónimo.

 

3.       Quem muitos burros toca, algum deixa para trás 

Estás a trabalhar em algo (o que tens de entregar em breve, espero) e lembras-te que tens outro para fazer? Para. Se cederes vais distribuir a tua atenção e esforço de forma desigual em múltiplas tarefas ao invés de os aplicares totalmente no que começaste. No fim, vais estar cansado e nenhum dos trabalhos ficou como ambicionaste (sou suspeita) … Ao definires um determinado tempo para aquela atividade em específico, aconselho-te a não oscilares entre outras. A organização é a chave

 

4.       Notion: o salva-vidas do estudante

Estás sempre a perder os papéis onde apontas as coisas? Ou então nunca tens as folhas contigo? Começa a utilizar o Notion. A aplicação está disponível quer para computador como para telemóvel e há sincronização automática. Podes, a título de exemplo, criar um roteiro para o teu projeto, o que é especialmente útil para projetos de grupo, e definir em que etapa está cada parte do trabalho (not started; in progress; complete). Além disso, é exequível possibilitares o acesso à edição aos teus colegas apenas a determinadas tarefas.   Se queres aprender a utilizar a plataforma, clica aqui

 

5.       Depressa e bem não há quem: usa a técnica pomodoro a teu favor

Estudas horas e horas ininterruptamente e os detalhes acabam por escapar-te? A pressa é inimiga da perfeição (e o multitasking) … Com efeito, há que saber parar e a técnica pomodoro, criada por Francisco Cirillo, pretende ensinar-nos como, sem que existam quebras na nossa produtividade. Este método indica que devemos dedicar-nos inteiramente a uma tarefa durante 25 minutos, depois parar cinco minutos e assim sucessivamente. O Focus Booster, aplicação para computador que contabiliza o teu tempo de trabalho e de pausa segundo a técnica, bem como o Pomodoro Timer Online irão auxiliar-te no processo. 

 

6.       Atividades extracurriculares: não só necessárias, como indispensáveis 

A vida não pode resumir-se só ao estudo e ao check diário que escrevemos nas nossas listas de tarefas. Voluntariado, desporto, teatro, escreveres para o jornal da tua universidade são exemplos de atividades extracurriculares que podes fazer e que serão muito vantajosas para o teu futuro, dado que através destas adquires inúmeras soft skills, tais como a capacidade de liderança ou a flexibilidade


DEIXA UM COMENTÁRIO