Queres lançar-te no mundo dos eventos, mas achas que não tens o que é preciso para organizares um? 😅
Eu e os meus colegas do programa Changing Future, o programa de voluntariado e desenvolvimento da Associação Future, tivemos a oportunidade de receber formação sobre este tema e queremos partilhar contigo os nossos principais insights:
1. Tentar não custa
Deixa o medo de lado!
O não é sempre garantido. Faz por conquistar o sim.
2. O cliente tem sempre razão
Agora que já deste o teu salto de fé, resta definires quais são os teus objetivos para o evento que pretendes organizar.
Local, data, tema e budget são aspetos essenciais mas, mais importante do que tudo isso, é teres a capacidade de dar asas à tua criatividade, de cultivares a tua paciência e de alimentares capacidades como a resiliência e a flexibilidade.
Não tenhas receio de fazer perguntas, não fiques com dúvidas por tirar e demonstra sempre o teu interesse em satisfazer todas as necessidades do teu cliente.
3. Quem tudo quer, tudo perde
Depois de definires os teus objetivos, precisas de olhar para o teu budget e procurar perceber se, com aquele valor, não só consegues dar resposta às necessidades do teu cliente, como ainda consegues superar as suas expectativas.
Não te esqueças de guardar sempre uma margem para imprevistos, caso contrário, a coisa pode dar para o torto.
Nesta fase, a tua criatividade pode revelar-se um grande trunfo, já que todas as ideias fora da caixa serão muito bem vindas.
4. A chave está em delegar
Não estavas a pensar organizar um evento todo sozinh@, pois não?
No grande dia, para além do evento, terás muitas emoções para gerir. Como tal, será indispensável delegares tarefas. Se cada pessoa estiver focada apenas num departamento, tod@s serão mais eficazes e tu não te sentirás tão assoberbad@.
5. Põe quanto és, no mínimo que fazes
Nada se consegue sem sangue, suor e lágrimas, mas quando fazemos aquilo que gostamos, o esforço vale sempre a pena!
Lembra-te que este é o teu evento. Entrega-te a 100% para que, no final do dia, possas sentir orgulho, não só do resultado final, mas também do caminho que te levou até lá.
6. A vida é uma escalada, mas a vista é linda
Agora que o evento está pronto, aproveita a oportunidade para estabeleceres contactos pessoais ou profissionais mas, acima de tudo, desfruta do momento. O mérito é teu!