Life Hacks

6 truques infalíveis para aumentares a tua autoconfiança

Redatora com Futuro
22 Fevereiro 2022

É fácil afirmar que não são poucas as vezes em que os nossos amigos mais próximos ou a nossa família nos dizem “Sê tu própri@! Tem mais confiança em ti!”. Ora, quando essas perguntas surgem, sabes exatamente aquilo que significa ser tu própri@

 

A autoconfiança é uma capacidade que se constrói e que pode ser abalada muito facilmente pelos outros, mas na maioria das vezes por nós próprios. Vivemos numa sociedade que valoriza mais o que fazemos de mal do que o que fazemos de bem e isto, caros leitores e caras leitoras, é algo que tem que mudar e nós vamos explicar-vos como. 

Vamos olhar para a autoconfiança como uma casa que precisa de ser construída. Obviamente, não vamos começar a construir pelo telhado, mas sim pelos pilares que vão suportar a casa e mantê-la estável e segura. Assim sendo:

 

1. Avalia a tua confiança

Determina se estás motivad@ e se gostas daquilo que fazes (o que estudas, a tua área de trabalho, projetos, etc.), ao ponto de não te distraíres quando te focas nisso. Tens um propósito? És autoconsciente? Tens uma mentalidade otimista? És capaz de ser flexível no teu comportamento e capaz de ver a “bigger picture”, mas ao mesmo tempo dar atenção aos detalhes? Neste ponto, é ainda importante identificares os obstáculos da tua confiança, ou seja: O que é que quebra a tua confiança e como podes combatê-lo?

 

2. Encontra a tua motivação

Trabalha na tua inteligência emocional e nos teus valores. Maximiza aquilo que te apaixona e retira de lá motivação para aumentares a tua produtividade e, ao mesmo tempo, teres força para enfrentar as fases menos boas! Analisa a pessoa que és e projeta quem queres ser.

 

3. Valoriza aquilo que tens

Todos temos tendência a retirar motivação de uma visão futura e acabamos por nos perder, muitas vezes, exatamente por só nos focarmos no futuro e não aproveitarmos o que já temos. Refletir no que já conquistaste vai-te permitir analisar os erros e conquistas e daí podes retirar imensas aprendizagens para aperfeiçoares o futuro!

 

4. Não tenhas medo de falar

Acontece muitas vezes ficarmos calados porque “os outros sabem melhor que nós” e, por causa disso, perdemos imensas oportunidades. Por muito intimidado(a) que te sintas, exterioriza a tua opinião, não tens nada a perder!

 

5. Trata de ti

Sente-te bem fisicamente, veste a tua melhor roupa, come de forma saudável e insiste em ter uma boa rotina de sono. Eu sei, são coisas que toda a gente diz, mas ficarás surpreendido(a) com os resultados!

 

6. Sê confiante no teu meio de trabalho

E aqui voltamos ao ponto de não teres medo de dar a tua opinião, a par de não teres medo de te envolveres com os teus colegas e partilhar ideias ou trabalhar em conjunto. Não tenhas receio de admitir algo errado ou de dizer um simples “não sei”. Aproveita todas as oportunidades para aprender e, assim, desenvolveres a melhor versão de ti mesmo(a)!

 


DEIXA UM COMENTÁRIO