Segundo Winston Churchill, “a melhor maneira de nos prepararmos para o futuro, é concentrarmos toda a imaginação e entusiasmo, na execução perfeita do trabalho de hoje”. Esta citação é, especialmente aplicável, quando se trata de falar em público.
Quando andava na escola, lembro-me que uma grande amiga minha tremia quando falava em público. Já quando decidi estudar jornalismo, um dos meus maiores medos também era falar em frente a uma câmara.
Se é certo que cada pessoa tem a sua própria maneira de lidar com este desafio, a verdade é que, a forma mais fácil de o ultrapassar, passa mesmo por colocar em prática este conjunto de dicas:
1. Pratica o discurso em frente ao espelho 🪞
Após escreveres o teu discurso, pratica a tua linguagem verbal e não verbal em frente a um espelho. Quando te sentires mais confortável, treina-o em frente a alguém familiar. Assim garantes que, quando fores apresentar perante a tua turma e o teu professor, te sentirás bem mais confiante.
2. Adapta o discurso ao teu público-alvo 🗣
Mesmo que já tenhas o discurso todo preparado, é importante teres a capacidade de o adaptar em função dos interesses e das reações do teu público-alvo. Só assim conseguirás captar a sua atenção, do início ao fim da tua apresentação.
3. Respira de forma profunda e pausada 😮💨
Em cenários como este, é muito comum subestimarmos a eficácia das técnicas de respiração. Porém, é importante que saibas que são, absolutamente fundamentais, para: te ajudarem a controlar a ansiedade, manterem o teu coração a bater de uma forma estável e evitarem que a adrenalina atrapalhe, não só a tua projeção de voz, como também, o teu raciocínio.
4. Aposta na clareza 🎯
Tem sempre o cuidado de adaptar a tua linguagem à tua audiência. Procura evitar o uso de palavras que saibas, à partida, que terão dificuldades em compreender.
5. Controla o ritmo e o tom de voz 🏃🏻
Para manteres o teu público atento, ao longo de todo o teu discurso, é imprescindível investires em variações, tanto de tom, como de ritmo, mas cuidado! Não queremos que fales tão rápido, que ninguém te consiga perceber, nem de uma forma tão monótona, que até dê vontade de adormecer.
6. Evita desvios do tema 😶🌫️
Procura manter-te fiel ao teu discurso. Não te percas em temas paralelos ou em piadas irrelevantes. Mesmo que já tenhas tudo memorizado, esforça-te por criar um conjunto de tópicos, para garantires que não te esqueces de abordar nenhum dos aspetos essenciais.
7. Prepara-te para responder a possíveis perguntas 🙋🏻
Antecipa as possíveis perguntas que a tua audiência te possa fazer e prepara as respetivas respostas. Esta preparação adicional vai ajudar-te a sentires-te mais confiante e, caso as questões venham, efetivamente a surgir, terás a possibilidade de demonstrar que dominas o assunto sobre o qual discursaste.
Resumindo, a arte de falar em público é uma competência valiosa, que pode ser desenvolvida através de muita prática e atenção aos detalhes.
Ao aplicares estas dicas, não só melhorarás a tua capacidade de comunicação, como também, construirás a confiança necessária para enfrentares desafios futuros naquele que é o palco da vida!