Life Hacks

A faculdade para além das aulas e exames

Redator com Futuro
16 Janeiro 2023

É verdade: quem diria que a faculdade é mais do que chegar, ir às aulas, eventualmente estudar na biblioteca ou sala de estudo, e regressar a casa. Para ser mais preciso, independentemente da faculdade em que estejas ou venhas a estar, garanto-te que tens à tua disposição muito mais que os clássicos da vida universitária.

Desde núcleos – e não só de áreas teóricas como mesmo de videojogos, robótica, entre outros - a atividades de associativismo da própria faculdade ou do teu curso. Basicamente é como se fosse todo um mundo à parte que te pode trazer das mais diversas vantagens, como realização pessoal, experiências novas ou mesmo créditos para o teu currículo de estudante.

Podes sempre dizer-me que não consegues, não tens tempo ou simplesmente não te apetece, todos motivos válidos, mas acredita que através destas experiências vais não só desenvolver espírito crítico como vais conhecer muita gente que se pode tornar num recurso valioso no teu futuro, quer para uma eventual parceria profissional, quer mesmo para uma boa jantarada entre amigos.

Eu, por exemplo, ao entrar no primeiro ano da minha Licenciatura, fiquei extasiado com tudo o que a faculdade me oferecia, desde um núcleo de Teatro, a uma Tuna onde podia aprender um qualquer instrumento, no entanto, preferi ir com calma e juntar-me apenas à organização de algumas atividades pontuais e localizadas.

A minha primeira experiência deste tipo foi representar a minha faculdade e o meu curso na Futurália, a lendária feira do Ensino Superior em que a maior parte de vocês, incluindo eu, deve ir apenas pelos brindes – e agora deixem-me encarnar todos os pais e mães deste mundo e dizer-vos: “Depois vão arrepender-se quanto chegar o dia da candidatura e quiserem tomar uma decisão informada” – onde, ao chegar ao final do dia, percebi que sabia três vezes mais sobre o meu curso do que quando optei por ele.

E este foi apenas um exemplo, daqui em diante passei for festivais, conferências entre outros, e posso garantir que cada evento me trouxe algo completamente diferente e satisfatório.

Por isso já sabes, não perdes nada em experimentar nem que seja uma vez, uma atividade, um evento, o que for, e depois sim podes seguir essa via ou optar por um percurso mais tradicional pelo mundo que é o Ensino Superior.


DEIXA UM COMENTÁRIO