Arregaça as mangas!

A importância da comunicação digital das empresas no contexto atual

Parceiros Unlimited Future
13 Novembro 2021

Já reparaste na importância da comunicação digital no contexto atual, em que até a forma como comunicamos com a nossa família e amigos passou a ser feita, em grande parte, de forma digital e através das redes sociais? Mas e qual a importância da comunicação digital para as empresas?

A comunicação das empresas com o seu público tem passado por várias fases. Inicialmente, esta comunicação era realizada meramente através de recursos televisivos ou a partir da colocação de cartazes no exterior. Atualmente, vai além da simples criação de um website, uma vez que, cada vez mais, a comunicação digital integra-se na visão e estratégia globais das próprias empresas, tornando-se fundamental para o sucesso e sobrevivência de uma marca.

A comunicação digital deve ser uma temática trabalhada com muita atenção, dado que qualquer ação tomada tem influência na posição e imagem da marca no mercado. Assim sendo, e considerando que vivemos num mundo digital cada vez mais rápido e acessível, os responsáveis pela comunicação digital de uma empresa devem focar-se na produção criativa de conteúdos online, no desenvolvimento de competências analíticas dos conteúdos que produzem online e, ainda, na utilização de ferramentas de produção de conteúdos que potenciem a sua interação do seu público com os mesmos.

Atualmente, é impensável que uma empresa não tenha uma presença online. Aliás, considerando o contexto pandémico que atravessamos, as redes sociais são uma das principais fontes de comunicação e informação da população global, como o Facebook, Instagram, WhatsApp e Google. No entanto, ainda é considerável o número de empresas que não entendem a importância de uma comunicação digital ou encontram problemas para entrar neste mercado de redes sociais.

Porém, a comunicação digital de uma marca não passa exclusivamente pela criação de conteúdos nas suas redes sociais. De facto, existem outras alternativas para comunicar com o público como, por exemplo, através do website, blog, webinars ou email marketing. Contudo, seja qual for a alternativa escolhida, é importante que o objetivo principal seja sempre criar uma relação próxima com o público de forma a aumentar o engagement e ampliar a presença no mundo digital.

Aliado à maior proximidade do público, a comunicação digital proporciona ainda o alcance a um maior número de pessoas uma vez que os conteúdos conseguem chegar a qualquer lugar. Por outro lado, permite verificar a utilização dos nossos recursos a partir de ferramentas disponíveis que facilitam a medição e análise das métricas dos resultados.

E é neste sentido que nós na Juniscap Business Solutions trabalhamos todos os canais online de comunicação na área do Marketing Digital. Nomeadamente na criação de conteúdo, gestão de redes sociais, copywriting ou email marketing, desenvolvemos os nossos projetos sempre com o objetivo final de tornar a comunicação digital mais eficaz e direta.

Fundada no final do ano de 2018 e constituída apenas por alunos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), a Juniscap Business Solutions procura aliar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros com a procura de novas oportunidades e soluções na área do Marketing Digital, através de processos criativos e inovadores. Desta forma, os seus membros apresentam-se como um motor de criação de valor para a comunidade, pois à medida que aprimoram as suas capacidades, ganham experiência no mercado de trabalho, integrando um projeto empreendedor e inovador.

E tu? Vais ficar a olhar para o boneco ou vais começar já a desenvolver-te e a trabalhar as tuas skills? Não percas tempo e aprimora-te junto da Júnior Empresa mais próxima de ti!


DEIXA UM COMENTÁRIO