Mercado de Trabalho

A importância das soft skills no teu futuro

Redatora com Futuro
23 Janeiro 2023

Não querendo adicionar mais trabalho aos alunos, acho que uma das suas preocupações ao longo dos anos deve ser a de desenvolver soft skills. Mas afinal o que são estas soft skills? As soft skills são atitudes e comportamentos que facilitam a relação com os outros, melhoram o desempenho profissional e aumentam perspectivas de carreira. 

Atualmente, estas soft skills são extremamente valorizadas pelas organizações e, por isso, uma excelente aposta para quem quer ter um currículo brilhante. No entanto, por vezes, não são fáceis de adquirir e requerem esforço por parte do aluno. Algumas soft skills que podes desenvolver são a comunicação, o trabalho em equipa, o pensamento crítico, criatividade e adaptabilidade. 

Enquanto que algumas pessoas parecem ter sido feitas para brilhar neste campo, outras podem sentir-se ansiosas, preferindo manter-se na sua zona de conforto. Se és uma destas pessoas, é ainda mais essencial que comeces a praticar agora. Outras pessoas são simplesmente preguiçosas e acham que não há oportunidades. Há!!! Oportunidades de te melhorares não faltam, o problema é que, por vezes, não nos apercebemos que existem ou ignoramo-las.

Da próxima vez que um professor pedir voluntários para um projecto extracurricular diz que sim! Aproveita todas as oportunidades que se alinhem com os teus interesses que puderes e te ajudem no futuro. É frequente pensarmos que o mercado de trabalho ainda está longe, mas está mais perto do que pensas e estas soft skills dão-te as capacidades de que necessitas para teres sucesso, tanto nas tuas relações pessoais como no mercado de trabalho.


DEIXA UM COMENTÁRIO