Recentemente, participei num programa de formação Erasmus+ na Hungria. A experiência não só enriqueceu as minhas competências profissionais, como também me permitiu compreender a importância de investir no meu desenvolvimento pessoal para me tornar uma formadora melhor. O ProfEd foi também uma oportunidade incrível para interagir com um grupo diversificado de jovens de toda a Europa, e juntos aceitámos o desafio de participar numa comunidade de aprendizagem.
O programa foi estruturado em blocos intensivos de formação, todos com o objetivo de nos preparar para sermos melhores trabalhadores em prol da juventude, desenvolvendo as nossas próprias competências interpessoais.
Como tudo começou
O local de formação foi tão adequado aos meus objetivos de aprendizagem quanto podia imaginar: o Creative Space está localizado em Hollókő, uma aldeia rural na Hungria, rodeada pela natureza, com instalações que promoviam a interação e também proporcionavam tempo para mim própria, numa proporção equilibrada. Desde o início, a equipa de acolhimento fez-nos sentir em casa e apelou à nossa responsabilidade de cuidar deste espaço como se fosse nosso.
O que significa participar numa comunidade de aprendizagem?
Cada dia era repleto de workshops, atividades práticas e discussões interativas. Os nossos formadores era rica em experiências e conhecimento sobre educação não formal, tornando as sessões envolventes e práticas. Desde as sessões da manhã até às reflexões ao final do dia, éramos constantemente incentivados a aplicar o que aprendemos em cenários do mundo real, o que melhorou a nossa compreensão.
Um dos aspetos mais enriquecedores do programa foi a oportunidade de trabalhar ao lado de participantes de diversas origens culturais e profissionais. Esta diversidade trouxe novas perspectivas e abordagens inovadoras para a resolução de problemas. Além disso, os conhecimentos mais profundos que recordo desta formação são os resultados da nossa prática. Fomos desafiados a aprender uns com os outros, o que nos fez criar laços entre nós. O trabalho em grupo e os projetos colaborativos foram centrais na formação, permitindo-nos aprender com os pontos fortes e experiências da comunidade. Os laços que formamos tornaram a experiência tanto produtiva como memorável.
Após cada formação presencial, esperava-se que regressássemos às nossas comunidades locais e criássemos atividades, designadas como “Field Work”. Repensei as experiências de aprendizagem no trabalho, como formadora, e também desafiei alguns colegas a criar algo do zero! Foi nesse momento que percebi que estava a desenvolver competências que considerava menos desenvolvidas no meu próprio perfil.
Porque deverias abraçar um desafio como este?
Ao olhar para trás, o programa Erasmus+ foi uma experiência que ultrapassou o desenvolvimento profissional. Saí da Hungria não só com novas competências e conhecimentos, mas também com uma rede de amigos e colegas internacional e uma compreensão profunda de mim própria enquanto profissional. Encorajo todas as que procuram uma carreira com impacto sustentável a participarem nesta formação. É uma experiência que capacita os participantes a verem-se como influenciadores da partilha de conhecimento, enquanto moldam os seus próprios perfis profissionais.
English 🇬🇧
My Experience in ProfEd: an Erasmus+ Training Program in Hungary
Recently I participated in an Erasmus+ training program in Hungary. The experience not only enriched my professional skills but also allowed me to understand the importance of investing in my own personal development in order to become a better trainer. ProfEd was also an amazing opportunity to engage with a diverse group of youth workers from across Europe, embracing the chance to engage in a learning community.
The program was structured around intensive weekly training blocks, all aiming to prepare ourselves to become better youth workers by developing our own soft skills.
How it started
Our training location was as suitable for my learning goals as I could idealize: Creative Space is located in Hollókő, a countryside village in Hungary, surrounded by nature, with facilities that promoted interaction and some time for myself in a fair enough balance. Right from the start, the welcoming team made us feel at home and appealed for our responsibility of caring for this place as our own.
What does engaging in a learning community mean?
Each day was packed with workshops, hands-on activities, and interactive discussions. Our trainers brought a wealth of experience and knowledge, making the sessions engaging and practical. From morning sessions to evening reflections, we were constantly encouraged to apply what we learned in real-world scenarios, which enhanced our understanding.
One of the most enriching aspects of the program was the chance to work alongside participants from various cultural and professional backgrounds. This diversity brought fresh perspectives and new approaches to problem-solving. Moreover, the deepest insights I can recall from this training are the outcomes of our practice. We were challenged to learn from each other and that made us connect as we grew as individuals. Group work and collaborative projects were central to the training, allowing us to learn from each other's strengths and experiences. The bonds we formed made the experience both productive and memorable.
After each on-site training, we were expected to come to our local communities and create activities that were named as “field work”. I rethought learning experiences at work, as a trainer, and also challenged some colleagues to create something from scratch! It was at that moment I realized I was developing the skills I perceived as less developed in my own profile.
Why should you embrace a challenge like this?
Looking back, the Erasmus+ program was an experience that went beyond professional development. I left Hungary not only with new skills and knowledge but with a network of international friends and a deep understanding of myself as a professional. I encourage everyone who seeks for a career path with a sustainable impact to take part in this training. It is an experience that empowers participants to see themselves as influencers of knowledge sharing, while shaping their own professional profiles.