Mercado de Trabalho

À procura de emprego: 6 conselhos para lidares com as expectativas do empregador em relação a ti

Redatora com Futuro
26 Abril 2023

Procurar emprego pode ser uma tarefa complexa, tendo em conta a actual conjuntura de mercado. Captar o interesse de um empregador não é fácil. Mais difícil ainda, é gerir as expectativas que ele possa ter em relação a ti. De seguida, serão apresentados 6 conselhos para lidares com essas expectativas de uma melhor forma, fazendo com que elas joguem a teu favor e te conduzam ao sucesso. 

 

1. Procura destacar-te dos restantes candidatos

Quando és contactado por um empregador ou chamado para uma entrevista, existe sempre uma expectativa de que tenhas algum traço no teu perfil que faça a diferença e te destaque em relação aos outros candidatos à mesma função. Prova que realmente és único e destaca as razões pelas quais podes acrescentar valor à organização. Não deixes de ser tu próprio, mas evidencia as tuas características que melhor se adaptam ao contexto em questão. 

 

2. Sê verdadeiro quanto às tuas competências e capacidades

Uma das principais expectativas do empregador passa exactamente pela sinceridade quanto àquilo que és capaz de fazer.  Não faças promessas que, à partida, sabes que não conseguirás cumprir (pelo menos no início da tua jornada enquanto trabalhador). Fala abertamente sobre o que sabes realmente fazer e menciona a vontade que tens de aprender a fazer mais. 

 

3. Estabelece empatia nos momentos de contacto com o teu empregador

A empatia é fundamental para criar ligação entre candidatos e recrutadores. Estabelece uma estratégia de abordagem hábil o suficiente para te aproximar mais do empregador. Existem já vários estudos ao nível do comportamento e linguagem que te podem auxiliar para criares este elo de ligação. 

 

4. Informa-te bem sobre o empregador e sobre a sua actuação no mercado

Não deves pisar solo desconhecido, pois será mais difícil teres sucesso. Todos os empregadores esperam que conheças minimamente a sua actuação de mercado. Deves fazer uma pesquisa profunda antes de estabeleceres algum contacto com a empresa e perceberes se te identificas ou não com a realidade da mesma.

 

5. Deixa bem claro desde o início da tua relação com o empregador o que pretendes em relação ao teu trabalho

Ninguém gosta de candidatos indecisos. Quando abordadas um empregador e mostras vontade de colaborar com ele, deves ter presente as tuas próprias expectativas em relação ao trabalho que irás desenvolver. Cada vez mais as empresas procuram candidatos que sabem tomar decisões e que tenham segurança nas suas escolhas.

 

6. Mostra que tens todas as competências para a função a que te candidatas

Esta é a principal expectativa em relação a ti que uma empresa poderá ter. No momento em que comunicas com o empregador deves, por isso, fazer valer todas as tuas competências a todos os níveis. 

 

Não basta apenas mencionares as competências técnicas que adquiriste ao longo do teu percurso académico. Procura também, fazer referência às outras competências que foste adquirindo durante a tua vida, em múltiplos contextos. 


DEIXA UM COMENTÁRIO