Life Hacks

A solução para um bom estudo

Redator com Futuro
18 Maio 2023

Desde o ensino básico até ao ensino superior existe uma grande complexidade no que se refere ao estudo. Assim, vamos ajudar-te neste processo dando algumas dicas essenciais. Existe uma grande variedade de métodos de estudo que dependem não só da disciplina em questão, mas essencialmente de ti e daquilo que resulta para ti. 

Deste modo, há 3 aspetos essenciais que deves ter em consideração na hora de estudar: o local, o método e a organização. Assim, vamos apresentar-te vários locais e vários métodos de estudo para que consigas experimentar e perceber quais se adequam mais a ti, para que consigas obter os melhores resultados.

 

Relativamente ao local de estudo, não há um local unânime, que todos os estudantes digam que é o melhor para estudar. Este deve ser onde te sintas confortável, desde casa, a bibliotecas municipais ou até mesmo cafés. Com isto, deves testar e perceber se estudas melhor sozinho@ ou com amigos e com mais sossego ou com mais barulho de fundo. Há quem prefira ainda estudar a ouvir música.

 

No que se refere aos métodos de estudo, mais uma vez, deves perceber aquilo que resulta melhor para ti e não fiques preocupad@ se não acontecer com o primeiro método que experimentares. Desta forma, vamos apresentar-te diversos métodos muito comuns entre os estudantes.

- Leitura: podes estudar ao ler os manuais ou sebentas que os professores utilizam para lecionar as aulas e realçar os aspetos mais importantes. Assim, ao final do dia, deves reler a matéria dada em aula e fazer uma revisão geral mais próxima da data da avaliação.

- Resumos: podes resumir os aspetos mais importantes lecionados pelo professor por palavras tuas. Desta forma consegues interiorizar melhor a informação e explicar os conteúdos.

- Exercícios e casos práticos: em certas disciplinas ou unidades curriculares é importante pôr em prática a teoria aprendida, seja para perceber melhor a matéria, seja para praticar para o elemento de avaliação que se aproxima.

- Explicar a matéria: um dos métodos utilizados por muitos estudantes é explicar a matéria, podes fazer isto para ti próprio, para familiares ou amigos. Há até quem grave áudios e os ouça mais tarde como forma de podcast.

- Ouvir explicações: muitos estudantes utilizam como método ouvir a explicação da matéria pelos colegas de turma ou de curso. Assim, ouves os conteúdos explicados não só pelo professor, mas também por outras pessoas, o que pode facilitar a compreensão.

- Discutir ideias com amigos: podes também discutir a matéria com os teus colegas de forma que cada um dê o seu ponto de vista e se ajudem e corrijam mutuamente.

- Mapas mentais: um método muito utilizado por muitos estudantes é a criação de mapas mentais, associando os conceitos lecionados e interligando-os.

P.S.: tens imensas ferramentas online que te ajudam neste processo.

 

No que diz respeito à organização, deves planear o teu estudo de acordo com o tempo que tens para o fazer. Com isto, podes retirar alguns minutos do teu dia para rever os conteúdos lecionados e manter a matéria “em dia” ou podes estudar mais intensivamente nas datas mais próximas da prova. Tudo depende do tempo que tens e de como preferes organizar-te, mas esta etapa é fundamental para um bom estudo.

 

Em suma, deves perceber para que disciplina vais estudar, que método vais utilizar, onde e quando vais estudar, para que assim te organizes da melhor forma, ou seja, aquela que resulta melhor para ti naquele momento. 


DEIXA UM COMENTÁRIO