D.0.19. É aqui que a magia acontece. Ah no Labs Lisboa agora também. E por Zoom. Perdão, ao menos apresentava a Iscte Junior Consulting. Resumidamente, é uma empresa como outra qualquer, tendo como vértices estratégicos formação, consultoria e inovação. É gerida exclusivamente por júnior empresários, ou seja, estudantes, o que significa que todos são pessoas normais, mas que não sentem o desafio de estudar apenas como suficiente.
Para pertencer a esta instituição existem dois caminhos diferentes: ou se ocupa as nossas horas vagas com a licenciatura ou com o mestrado. Qualquer das opções é bastante atrativa e viável, mas tendo em conta a segunda posso assegurar, caro leitor, que irá permitir pôr em prática grande parte das horas infindáveis de atenção às aulas e de estudo.
Como é o lema da empresa, o que lá se faz é “learn by doing”, ou seja, não se limitam a fazer um trabalho de grupo que, posteriormente, vai ser avaliado por um professor. Aqui, faz-se um trabalho de grupo completo e personalizado a cada cliente que vai ser aplicado num contexto real duma empresa que pediu por ajuda.
Por esta altura já deve estar a imaginar as horas passadas na companhia do Capitão Iglo ou até se existe algum patrocínio do Bom Petisco. Mas não é verdade, ser IJC’iano é perfeitamente compatível com qualquer outro tipo de atividade, quer seja ela desportiva ou simplesmente de enriquecimento de experiências pessoais.
Espero que não seja alérgico a frutos vermelhos, porque agora vamos pôr a cereja no topo do bolo! Juntamente a tudo o que foi atrás mencionado, tem-se acesso a formações das mais prestigiadas empresas do mercado de trabalho e, quem sabe, aquela empresa por quem sempre teve um fraquinho e que se imagina a trabalhar assim que entrar no mercado de trabalho.
Um dos estrangeirismos mais usados na língua empreendedora é network. Como é de imaginar momentos de network é o que não falta, desde team-buildings inter e intra departamentos, até atividades entre júnior empresas portuguesas e internacionais.
Se a este ponto ainda está com dúvidas se uma júnior empresa será uma mais-valia ou não, então aconselho vivamente a teclar o nome da júnior empresa da sua faculdade (são cerca de 20 por todo o país) e ver quais são as oportunidades que estão à sua espera.
Por último, deixar apenas o lembrete que é uma oportunidade que só acontece enquanto se é estudante. Agora é hora de finalizar o atum com a massa que existe um projeto externo para preparar!