A época de exames ainda não começou, mas tu já não consegues pensar noutra coisa?
"Been there, done that..."
Por isso, aqui estou eu, para partilhar contigo algumas das estratégias, que costumavam funcionar comigo:
Foca-te no que realmente importa 🎯
Bem sei que custa aceitar, mas a verdade é que, neste momento, não deve haver lugar à dispersão. Tens o ano inteiro para sair à noite, para combinar viagens com @s amig@s e para te envolveres em novos projetos. Agora, se queres, de facto, obter os melhores resultados possíveis, nesta época de exames, vais ter de te focar, ao máximo, naquela que será a tua preparação. Quanto mais focad@ e dedicad@ fores, maior é a probabilidade de seres bem sucedid@!
Toma consciência do que realmente tens para estudar 📚
Se tens ido às aulas ao longo do semestre, deves ter mais ou menos uma ideia de qual será a matéria que vai sair no exame. No entanto, tal como diz o ditado: “nem tudo o que parece, é”. Muitas vezes, @s professor@s dão a matéria, rapidamente, na aula, o que nos faz acreditar que se trata de algo simples e sem grande densidade. Porém, quando paramos para analisar a complexidade da coisa, percebemos que vai requerer de nós, muito mais tempo, do que inicialmente estávamos a contar. Assim sendo, o que te sugiro é que procures analisar, atentamente, quais é que são as matérias que vão sair no exame, qual é o seu grau de dificuldade e quanto tempo é que vais ter, de facto, de investir, para conseguires estudar tudo, com a profundidade necessária.
Reúne todos os recursos possíveis 📒
Depois de procederes à análise de que te falava no ponto anterior, já estarás preparad@ para identificar aquelas que serão as tuas fontes de informação. Tu, melhor do que ninguém, deves saber que, na hora de nos prepararmos para um exame, existem diversos recursos que podem ser nossos aliados, desde os manuais, às sebentas, passando ainda pelos resumos e pelos esquemas. Nesta fase, o objetivo é que faças uma pesquisa relativa a todos os recursos que existem, sobre a matéria que pretendes estudar, para garantires que tens à tua disposição todas as ferramentas que te podem ajudar a ter uma boa nota. Se calhar o manual será útil para teres uma visão global, a sebenta será útil para teres uma visão resumida e os esquemas serão úteis para te ajudar a memorizar a matéria. Garante que potencias ao máximo, o que cada um destes recursos tem para te oferecer!
Aplica o método de estudo que melhor funciona contigo ✍️
Uma vez que já estejas consciente do volume de matéria que precisas de estudar e que já tenhas todos os recursos necessários contigo, estarás pront@ para entrar em ação! Nesta fase, o mais importante é considerares qual é o método de estudo que fará mais sentido aplicar. Para o efeito, podes considerar qual é o método que costuma resultar melhor contigo, mas também, qual é o método que faz mais sentido aplicar, em função da matéria em questão. Por exemplo, se gostas de fazer resumos à mão, mas o teu estudo vai exigir memorizar vários passos, pode ser uma boa ideia apostares em esquemas. Faz-te sentido?
Reforça as tuas crenças positivas 🙌
Regra geral, a época de exames dura entre 3 semanas e 1 mês, mas se somarmos a isto, as semanas de preparação, ainda dura algum tempo... É possível que existam alguns dias, em que acordas com vontade de dominar o mundo, mas também vão existir outros, em que não te vai apetecer, sequer, sair da cama. Assim sendo, o que te recomendo é que procures manter um espírito positivo, seja através de post its com mensagens inspiradoras, que espalhas pela casa, seja através de podcasts que te ajudem a manter o alto astral... Tudo é válido, desde que te ajude a acreditar, que o teu trabalho te vai devolver excelentes resultados, tal como mereces!
Aproveita os pequenos momentos para relaxar ☕️
E já que vais passar muito tempo entre casa, biblioteca e salas de estudo, o que te sugiro é que aproveites os pequenos momentos para relaxar. Sabes aquela pausa para café? A troca de ideias com os teus colegas de turma? O jantar com a tua família? Não vai ser uma fase de grandes extravagâncias, mas vai ser uma fase de trabalho em ti própri@, que te vai ajudar, e muito, a conheceres-te melhor. Tira partido disso!
Agora que já partilhei contigo as melhores estratégias que tinha para partilhar, só me resta desejar-te a maior das sortes, para esta época que está prestes a começar!
Lembra-te que: "o que não nos mata, torna-nos mais fortes".