Life Hacks

As melhores músicas para ouvires enquanto estudas

Editor Unlimited Future
30 Junho 2021

Às vezes dás por ti a tentar encontrar motivação para começar a estudar ou fazer aquele trabalho que te exige ler 428 páginas, dois dicionários e um horóscopo. Ficas preso/a num limbo e quanto mais tempo passa menos vontade tens de começar. Pois bem, há um truque que te pode ajudar a começar a fazer cenas.

E, sim, como já entendeste pelo título, é ouvir música. Contudo, e calma para quem já vem dizer que não consegue estudar com música, é importante esclarecer que tipos de música são mais eficazes e quais são contraproducentes.

Ao passo que música com letra é uma boa opção para fazer tarefas mais repetitivas e que não exigem muita concentração, está provado que a música instrumental ajuda os seres humanos – e as ovelhas, a sério – a concentrarem-se. Os temas sem letra são mais adequados para trabalhos ou estudos que exigem uma nova aprendizagem ou memorização de conteúdo, enquanto a música cantada pode distair a malta.

Basicamente, há uma ciência que explica tudo isto: o cruzamento entre Neurologia e Musicoterapia. A música ativa várias áreas do teu cérebro, chegando àquelas que também têm funções cognitivas. Porém, a influência da musica manifesta-se de maneira diferente de pessoa para pessoa, dependendo da exposição à música e da experiência com as melodias.

Tendo em conta o que aqui explicamos, é importante que vás variando de música e adaptando o estilo dos temas ao tipo de trabalho e exigência mental do mesmo. Para o melhor resultado possível, sugerimos que alteres entre períodos com e sem música..

Alguns exemplos de músicas que podem vir a ajudar-te a estudar:

 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO