Não é novidade para ninguém que a vida académica é uma experiência única e, para muitos, um tempo de autodescoberta. Sendo assim, passamos a ter diversas opiniões sobre os mais variados assuntos. Porém, há a tendência de deixarmos as opiniões para nós mesmos com vergonha e medo de as expor, numa sociedade que cada vez mais a liberdade de expressão parece estar em risco.
É fácil sentirmos a pressão para nos adaptarmos, ou como a famosa expressão diz “ir com a manada” ou até ser “Maria vai com as outras” 😉
Com este artigo, queremos te fazer lembrar que há uma coisa que, mais do que nunca, vale a pena preservar: a nossa consistência e autenticidade. Ser verdadeiro com quem somos e com o que acreditamos, mesmo em meio a novos desafios, e aqui vamos explorar o porquê. E claro, dar dicas infalíveis! ✍️
➡️ Sê fiel ao que acreditas
A autenticidade, ou a espontaneidade, de quem somos e de como expomos as nossas opiniões em público ou no contexto de sala de aula, parecendo que não, atrai muitas pessoas. Estar confortável com as nossas opiniões e sermos consistentes nas nossas escolhas é um treino valioso para a vida! Isso fará com que sempre tenhas em volta pessoas que estejam dispostas a ouvir-te e concordar, e discordar, mas sempre de uma forma saudável e, quem sabe, divertida! Isto, pois, é na altura da faculdade onde se formam amizades e conexões que podem durar para a vida.
➡️ Desenvolver um Senso Crítico
Na universidade, ter senso critico é muito importante para desenvolver as nossas habilidades de comunicação e argumentação em trabalhos académicos que sejam propostos pelos professores e para o futuro mercado de trabalho. Claramente, isso só é possível quando não hesitamos em nos posicionar e defender aquilo em que acreditamos. Quando somos persistentes nas nossas opiniões, mesmo que elas mudem ou evoluam, estamos constantemente a questionar, refletir e ajustar as nossas visões de mundo. O importante é que não tenhas receio de te posicionares, não te moldes àquilo que outros pensam, mesmo se fores tu contra um professor ou sala inteira de colegas: não devemos trocar a nossa maturidade, confiança e segurança por qualquer sentimento de pertença a outros grupos de pessoas.
➡️ Habilidades de Comunicação
Em um ambiente universitário, onde os debates em aula e as discussões fora dela são constantes, é essencial saber comunicar de forma eficaz as coisas em que pensamos. Não grites, não fales por cima dos outros, estejam eles a discordar de ti ou esteja a visão deles errada: o respeito num debate é sempre bem visto!
Defende a tua ideia com bons argumentos sempre, mas deves também ser honesto nos momentos em que percebes que estás errado (não sejas cabeça dura!). Todas estas dicas criam um ambiente de respeito e troca, onde os outros também se sentem à vontade para partilhar os seus pontos de vista.
➡️ Como Deves Lidar Com as Críticas
Se és bem fiel às tuas opiniões, é praticamente inevitável que recebas críticas (o que não é algo negativo); É um ótimo treino para lidar com o contraditório daquilo em que acreditamos e faz-nos desenvolver resiliência, mas também segundas reflexões sobre os nossos ideais diante dessas objeções, que podem ser feitas pelos professores, pelos teus colegas, amigos e família. Deves manter sempre a calma e rebate com mais factos e argumentos, e exemplos. Se aprenderes que, no final, estavas errado, não és mais fraco nem mau por voltares atrás com a tua opinião porque estamos sempre em constante evolução.
A faculdade é uma fase de experiências e desafios conflitantes que contribuem para a nossa formação como indivíduos. Ao longo da vida universitária, ser fiel ao que acreditamos nos faz ganhar uma confiança sólida, uma comunicação clara e uma resiliência diante das adversidades. Portanto, não tenhas receio de seres tu mesmo: é justamente essa autenticidade que fará a tua experiência universitária ser mais genuína e inesquecível, junto dos teus amigos e atividades!