Guia turístico de realidade virtual parece ser uma profissão saída de um episódio de Black Mirror mas se calhar está mais próxima de se tornar realidade do que tu pensas. E este é apenas um exemplo das funções que a Vodafone prevê que sejam empregos de futuro. Para te ajudar, a marca lançou o Future Jobs Finder, que te vai orientar na busca de emprego já para o presente.
Mas este não é um motor de pesquisa normal. A Vodafone preocupa-se com um match perfeito entre as atividades que preferes fazer e as funções que tocam nesses gostos pessoais. Por isso, tens de fazer login no site e ir respondendo com recurso a emojis às várias frases que vão ajudar a traçar o teu perfil.
No final, uma lista de cargos é-te apresentada e ao lado tens uma percentagem que equivale à compatibilidade entre as tuas preferências e a função. Quanto mais testes fizeres, mais forte fica o teu perfil, e mais precisa será a avaliação. No total há cinco testes: Sobre mim; multi-tasking; raciocínio dedutivo, raciocínio visual e espacial e memória.
Depois de responderes a todas as questões, tens acesso aos teus pontos fortes e competências, o que é importante para perceberes aquilo em que és bom, além do que gostas de fazer. Passado os processos de profiling, tens acesso à base de dados de ofertas de emprego em várias empresas e que à partida já te vão interessar.
O Future Jobs Finder insere-se no programa ‘What will you be?, que pretende dar ferramentas a "10 milhões de jovens, entre os 15 e os 24 anos, para desenvolverem as suas competências digitais, facilitando a procura de emprego num mercado cada vez mais tecnológico e digital."