Após a licenciatura, tens muito por onde escolher! É hora de arregaçar as mangas e começar à procura da próxima aventura!
O fim de um ciclo significa sempre o início de outro e é importante frisar que não tens de seguir o mesmo ciclo que os teus amigos, irmãos ou pais seguiram. Há uma panóplia de opções à escolha e cabe-te a ti decidir a que mais se adequa aos teus sonhos.
Que opções tenho?
Bem, o leque é variadíssimo, podes consultar as páginas das várias instituições e ver diretamente o que têm para oferecer e como podes candidatar-te. Resumidamente, aqui ficam umas opções:
➡️Mestrado ou pós-graduação
Se o mestrado é o próximo passo que queres dar, então aproveita o ritmo da licenciatura. O mesmo se aplica a uma pós-graduação. É importante teres atenção aos horários letivos em que decorrem as aulas. Grande parte destas ofertas formativas são em regime pós-laboral, o que pode ser uma coisa boa, tens a oportunidade de procurar alguma coisa para fazer durante o dia: trabalho, estágios, estudar.
➡️Entrar no mundo do trabalho
Num outro cenário, podes lançar-te ao mundo do trabalho e começares a ganhar experiência e a enriquecer o teu currículo profissional. Não desesperes se não tiveres uma resposta logo, é possível que as empresas e os cargos a que te candidatas estejam sobrecarregados com mais candidaturas. É importante que estejas ciente da competitividade do mercado e que, a princípio, qualquer oportunidade é uma boa oportunidade.
No caso de optares por não ir já para mestrado ou no caso de te teres candidatado e não teres entrado, aproveita para experimentar outras coisas e manteres-te ocupad@. Isso dá-te mais tempo para pensares no que queres fazer e ao mesmo tempo vais estar a enriquecer o teu currículo!
Há imensas plataformas que podes consultar e procurar oportunidades de carreira ou programas de voluntariado, estágios profissionais: o IEFP (que funciona como apoio à inserção no mercado de trabalho), a Net-empregos (tem várias ofertas para as várias áreas de trabalho) e LinkedIn divulga imensas oportunidades – aproveita para criares o teu próprio perfil no LinkedIn para que te possam encontrar, conectar e ficar a conhecer o teu percurso.
➡️Evita hiatos!
O importante é não ficares parado! É o melhor conselho que podes ter e dar aos teus amigos. Os recrutadores estão atentos aos currículos e ao que tens feito para ocupar o teu tempo. É fundamental evitar hiatos temporais no teu percurso, ou seja, faz os possíveis para estares sempre a mexer e envolvido em atividades! Seja para desenvolver projetos pessoais, fazer cursos online, trabalhar em “pequenos” trabalhos ou atividades de voluntariado.
Se, por acaso, tiveres uma pausa no teu currículo ou sentires necessidade de o fazer, não é um fator decisivo no processo de seleção e que te descarte das opções, mas é importante explicares o porquê de teres estado inativo durante 2 meses, por exemplo. Pouco a pouco, estás a construir o teu caminho e cada passo que dás é mais um sinal de que estás a crescer.
Importa também realçar que não há um caminho “certo” ou “errado” e que está tudo bem em parar para refletir nas nossas escolhas. Parar para refletir não é sinónimo de estar a perder tempo, mas sim de te preocupares com as escolhas que fazes e se estão alinhadas com os teus objetivos. Certifica-te que seja qual for o caminho que escolheres, o fazes com confiança e que, acima de tudo, faça sentido para ti e para o teu percurso!