Arregaça as mangas!

Qual é o melhor mestrado para mim?

Redatora do Futuro
17 Maio 2023

Não, não és @ únic@ com mil opções na cabeça e a tentar encontrar o mestrado perfeito. Esta é uma daquelas decisões que requer o nosso tempo, planeamento, cautela e pesquisa, muita pesquisa. 

Se, depois da licenciatura, quiseres continuar o teu percurso académico, está na altura de começares a pesquisar o vasto conjunto de opções que tens e, a parte difícil, tomar uma decisão quanto a essas. Depois da escolha da licenciatura, segue-se outro momento avassalador para muitos, a escolha do mestrado. Mesmo não sendo como eu, indecis@, esta, com certeza, será uma “tarefa” difícil. 

 

Chegando a esta altura do campeonato é normal se te sentires assoberbad@ e pressionad@. Associado à tomada de decisões vem um conjunto de receios e preocupações que ocupam imenso espaço nas nossas mentes. Será que estou a tomar a decisão acertada? É melhor tirar o mestrado fora do país ou continuo em Portugal? Estará este mestrado a fugir muito da área da minha licenciatura? Qual o número de mestrados a que me devo candidatar? As perguntas que colocamos a nós próprios podem ser quase infinitas e, são estas, que vão influenciar, de certa forma, o rumo da nossa vida académica e pessoal.

 

Esta é uma escolha muito importante que, mesmo não querendo soar muito dramática, vai ter grandes implicações para o teu futuro. Essa deve ser consciente, bem calculada e informada. Para tal podes seguir um conjunto de passos, que te podem ajudar nesta etapa. Em primeiro lugar, e talvez o mais relevante, pensa e reflete sobre os teus objetivos, motivações e interesses. Atualmente, a oferta de mestrados que existe é tão grande e tão variada que, qualquer um, facilmente se consegue por perder. Pensa naquilo que gostas de fazer e na área em que gostavas de te especializar para conseguires alcançar o teu emprego de sonho. Outra chave importante para esta tomada de decisão é a opinião. Não cometas o erro de escolher um mestrado às cegas, sem saber bem o que é – pede opiniões a alun@s que estejam a tirar ou já tenham tirado o mestrado que tens em mente, pede a opinião aos teus professores, pede a opinião aos teus colegas e a todos aqueles que achares que te irão ajudar a fazer a escolha acertada. 

 

A investigação e a informação não podem ser descartadas. Deves consultar sempre o guia de mestrado em que queres ingressar, procurar saber se se aproxima dos teus interesses ou não e se corresponde às tuas expectativas. Algo que deves, também, ter em conta são as saídas profissionais – qualquer um quererá sentir-se realizado ao nível pessoal, mas, com certeza, todos aqueles que estão à procura do mestrado mais acertado devem tentar saber se o mesmo é útil a nível profissional.

 

Para além destas dicas, algo extremamente útil é a Feira de Mestrados e Pós-Graduações que a nossa Associação tem vindo a organizar, desde 2016, para te ajudar a tomar uma decisão. Este ano vamos estar em 5 distritos, com entrada livre em todos eles: no Porto (a 9 de fevereiro), em Lisboa (a 16 de fevereiro), em Braga (a 9 de março), em Coimbra (a 15 de março) e em Aveiro (a 30 de março). Enquanto escrevo este artigo também estou a pensar nas minhas opções, sem saber muito bem o que fazer. Qualquer outro alun@ que esteja a passar por este processo deve, tal como eu, ter a cabeça cheia de incertezas, questões e receios. Esta não é uma escolha fácil, tal como tantas outras – vai ter de ser uma daquelas bem pensadas e não tomada de forma repentina. No entanto, pensar demasiado também pode vir a ser teu inimigo. Vou ser muito franca, eu tenho três opções em mente desde o início do terceiro ano, já tive tempo mais do que suficiente para tomar uma decisão, ainda assim não o consegui fazer. Mesmo que grande parte dos meus dias, ultimamente, tenha sido ocupada pelas tentativas de escolha de um mestrado, parece cada vez mais difícil chegar a uma conclusão final. Ainda assim, a desmotivação e a incerteza não podem vencer, eu sei que vou conseguir tomar uma decisão, tal como tu também o vais conseguir fazer.

 

De uma forma bastante simples, o que eu quero dizer é: arrisca, mas arrisca de uma forma consciente. Procura perceber aquilo que gostas de estudar, o que mais te interessa e aquilo que queres fazer de formal profissional. Tendo em conta isto, escolhe o teu mestrado. Assim parece que é uma decisão que se toma de ânimo leve, eu sei que não é, mas é uma forma de tentar tirar toneladas de cima de uma decisão que tanto vai pesar nas nossas vidas.


DEIXA UM COMENTÁRIO