Vais candidatar-te a uma vaga de emprego e gostavas de te destacar face aos demais candidat@s? Pega numa folha de papel e numa caneta e põe mãos à obra! 🖋
Começa por definir qual a estrutura que queres dar à tua carta de motivação. De seguida, preenche cada um dos espaços que definiste com a informação que consideras relevante.
Para te ajudarmos nesta missão, vamos deixar-te aqui uma sugestão de estrutura que poderás ou não adotar:
1. Saudação inicial 🙋🏻
É verdade que podes abrir o email com um simples: “Bom dia”. No entanto, se o teu objetivo é destacares-te entre a multidão, tens de estar dispost@ a fazer mais do que a maioria.
A nossa sugestão é que vistas a tua melhor gabardine e encarnes o papel de detetive por um dia! Passa os ficheiros do Linkedin a pente fino e procura descobrir quem será a pessoa responsável pela Gestão de Recursos Humanos da organização à qual te queres candidatar.
Assim que conseguires obter essa informação, estarás pront@ para dar início à tua carta que, por ser personalizada, vai despertar logo uma maior empatia em quem está a recrutar.
2. Apresentação 🎤
Certamente estás familiarizad@ com o poder das primeiras impressões e, como deves imaginar, as cartas de motivação não são exceção à regra.
Os recrutadores têm o tempo contado, por isso, se o teu primeiro parágrafo não for uma lufada de ar fresco no seu dia atarefado, provavelmente, vai gerar só um grande suspiro, acompanhado de uma vontade incontrolável de passar para @ próxim@ candidat@.
Quem te avisa, teu amigo é: aproveita este primeiro parágrafo para explicar, em traços gerais, o porquê de estares tão entusiasmad@ com esta oportunidade, e ainda, as razões que justificam que sejas a pessoa indicada para assumir a vaga.
3. Mostra o valor que tens a acrescentar ✍🏻
Agora que já cativaste a atenção do recrutador, basta continuares a espalhar a tua magia!
Pensa nas tuas experiências e conquistas e relaciona-as com a oportunidade à qual te estás a candidatar. Aproveita as softs e hard skills que tens, para demonstrares como poderás acrescentar valor à organização.
Lembra-te que quem recruta também tem acesso ao teu currículo, por isso, procura não ser exaustiv@ ou repetitiv@. Aposta num bom storytelling para prenderes o leitor do início ao fim da carta.
Até podes recorrer à jornada do herói, se o poder do herói for o da humildade. É muito importante não caíres na armadilha do auto-elogio. Sê convincente, positivo e entusiasta, mas jamais gabarolas!
4. Final apoteótico 🚀
O final de uma carta é sempre o que fica mais na memória de quem a lê. Como tal, é imprescindível que seja tão bom ou melhor do que o início. Acaba com uma parágrafo poderoso, capaz de resumir o que disseste e o que ficou por dizer e mostra-te disponível para ceder mais informações, caso seja necessário.
5. Despedida 👋
Talvez nunca tenhas escrito uma carta. Contudo, nas cartas, tal como nos emails, é importante escrevermos uma despedida, algo do género: “Com os melhores cumprimentos,”, seguido da tua assinatura. Algo simples, mas que, mais uma vez, revela o teu cuidado.
Para além da proposta de estrutura, também reunimos aqui um conjunto de truques que vão ajudar-te a tornar a tua carta irresistível:
📨 A carta deve ser sempre personalizada em função da vaga a qual te estás a candidatar.
Nada de ir à net e fazer copy paste de um template qualquer que por lá encontres e nada de usar a mesma carta para várias vagas. Uma boa carta de motivação deve revelar dedicação da tua parte.
🎯 Aposta em frases curtas e diretas ao ponto.
A carta não deverá ocupar mais do que 1 página A4. Lembra-te que quem recruta tem o tempo contado: Tic, tac, tic, tac...
📑 Escolhe uma formatação simples, justifica o texto e guarda o ficheiro em pdf, com um nome adequado.
🗣 Pede a alguém que leia a carta antes de a enviares. Às vezes passamos tanto tempo a olhar para o mesmo documento, que deixamos de conseguir identificar pequenas gralhas que possam existir. 4 olhos, certamente, verão melhor do que 2!
Se para além da carta de motivação, também precisas de ajuda a construir o teu currículo, descobre o artigo que escrevemos sobre o tema aqui. 👈