Life Hacks

Como fazer da curiosidade a chave para o teu sucesso académico

Editor Unlimited Future
24 Janeiro 2022

A maioria das pessoas define sucesso através do cargo que ocupa na empresa, do salário, de número de visitas ao site ou até likes nas redes sociais (não é verdade?) Há, no entanto, uma medida que pode servir-te para medires e consequentemente alcançar o teu êxito: a curiosidade.

 

Além de ter matado o gato, a curiosidade pode muito bem dar-te vidas extra – ou a vida com que sempre sonhaste. Contudo, se o teu objetivo de vida for mesmo ganhar rios de dinheiro, ter a melhor aplicação para smartphones ou as fotos com mais likes de todo o Instagram, então talvez este conselho não seja para ti. Neste artigo dedicamo-nos a quem quer fazer, sobretudo, aquilo de que gosta, na área pela qual se sente atraíd@.

Quando segues o teu instinto, comandado pela curiosidade, tens muito mais probabilidades de ter sucesso, pois estás a seguir uma área que te interessa genuinamente. Se queres aprender sobre condução de manadas no ribatejo, com certeza que ao seguires esse instinto irás tornar-te num dos melhores condutores de manadas no ribatejo. Deixa a curiosidade satisfazer-te.

 

Este conselho não se cinge a escolhas definitivas: não significa que a tua licenciatura ou profissão esteja relacionada com condução de manadas. O que queremos é que não renuncies ao teu verdadeiro gosto pelas coisas. É por isso que tens curiosidade: porque queres saber mais. Podes satisfazê-la de inúmeras maneiras e ler livros é uma excelente forma de começar.

 

Últimas notas antes de pegares nas manadas

Trabalhas mais afincadamente nos temas em que tens curiosidade: quando foi a última vez que perdeste a conta ao tempo enquanto te dedicavas a alguma coisa? Pois a curiosidade não olha para o relógio.

A curiosidade torna-te melhor do que os outros: só vais parar quando estiveres realmente satisfeito e se a curiosidade for genuína, isso significa que te tornaste numa pessoa perita no assunto.

Os vários tipos de curiosidade convergem: teres vontade de aprender sobre vários temas acabam por combinar num cocktail explosivo de conhecimento. Estarás não só a ser entendido numa área mas em várias matérias, que te faz sobressair dos demais.


DEIXA UM COMENTÁRIO