Mercado de Trabalho

Como identificar um líder incompetente? E muitos deles são homens!

Editor Unlimited Future
28 Julho 2020

Segundo a Harvard Business Review, um dos maiores fatores que provoca o colapso de algumas empresas, que parecem ter um potencial enorme, vem dos líderes das equipas. Sendo estes responsáveis, muitas vezes, pelos ambientes tóxicos e de ansiedade vividos.

 

Só para teres uma ideia, um mau líder custa 2 vezes mais a uma empresa do que contratar o Cristiano Ronaldo daquela área profissional.

 

Segundo Tomas Chamorro-Premuzic, Chefe de Talentos no ManPowerGroup, contrariamente ao que todos pensamos, há mais pessoas convencidas do que inseguras e ele inclusive indica um artigo cientifico de investigação feita que comprova esta afirmação.

Qual é o problema de termos pessoas convencidas a liderar? Apresentam logo uma das piores características que um líder pode ter: arrogância. O pior é que temos uma tendência natural para achar que alguém arrogante e confiante, é também competente. Algo que, estatisticamente os homens têm mais tendência a ser do que as mulheres, por diversos fatores biológicos e culturais.

 

Num mundo ideal, os recrutamentos de líderes, fosse em que área fosse, deveriam garantir potenciais sinais de incompetência, independentemente do género. No entanto, a realidade é outra.

Por algum motivo, a sociedade está mais preocupada em combater e impedir que mulheres incompetentes (ou não) subam a cargos de liderança. E se perdêssemos mais tempo a combater a incompetência que já existe? Era mais eficiente e eventualmente provocaria uma tendência para o equilíbrio ao nível da distribuição por género.

 

Mas vá, não vieste ler este artigo para pensar sobre o que pode ou não ser feito na sociedade, vieste descobrir como identificar possíveis líderes incompetentes ou então, para perceberes qual é a probabilidade seres incompetente enquanto líder, portanto, continua a ler.

 

A probabilidade de seres um líder incompetente pode ser auferida através deste teste. Se calhar até te estás a perguntar-te: “como é que é possível um teste tão simples dizer-me a probabilidade de ser incompetente enquanto líder?”, certo? É simples, na realidade.

Os traços que te falamos no início deste artigo, são traços de personalidade narcisista e pessoas com este tipo de personalidades não tem qualquer interesse em ser humildes. Aliás, basta que lhes perguntes diretamente se são ou não narcisistas, por norma, admitem porque têm consciência e orgulho nisso!

Se quiseres encontrar o teu grau de Narcisismo, também podes fazer o teste de Personalidade Narcisista.

 

Se formos a pensar, é bastante fácil percebermos quando uma pessoa exagera capacidades ou parece ser mais “fogo de vista” que outra coisa.

Se assim é, porque é que continuámos a ter líderes incompetentes? Porque consciente ou inconscientemente gostámos de ser seduzidos pelo carisma destas pessoas e se calhar não queremos verdadeiramente líderes competentes, humildes e íntegros.

 

Depois desta injeção de informação, qual é a conclusão?

  • Pessoas narcisistas e convencidas têm tendência a ser maus líderes ou pelo menos mais probabilidade de serem incompetentes nesta função;
  • Se queremos realmente melhorar as estruturas presentes nas nossas equipas, é necessário que comecemos verdadeiramente a usar as ferramentas disponíveis para perceber melhor as pessoas e encaixa-las nas posições certas;

DEIXA UM COMENTÁRIO