Se quando te candidataste à Licenciatura, te candidataste ao Ensino Superior Público, candidataste-te através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cujos prazos são definidos a nível nacional.
No entanto, nesta nova etapa da tua vida, o Mestrado, as coisas não funcionam bem assim. O processo de candidatura decorre, diretamente, junto das Instituições de Ensino Superior, pelo que questões como prazos, pagamentos... vão variar de faculdade para faculdade.
Para te darmos uma ajuda nesta missão, vamos colocar-te a par do processo pelo qual vais passar:
1. Preencho os requisitos necessários?
Para te candidatares a um Mestrado, tens de preencher um dos seguintes requisitos:
a) Teres concluído a Licenciatura ou equivalente legal;
b) Teres um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;
c) Teres um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciad@, pelo órgão científico estatutariamente competente, do estabelecimento de Ensino Superior ao qual te pretendes candidatar;
d) Possuíres um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo órgão científico estatutariamente competente, do estabelecimento de Ensino Superior ao qual te pretendes candidatar.
2. Qual é o Mestrado ao qual me quero candidatar?
Se ainda não sabes qual é o Mestrado ao qual te queres candidatar, podes consultar uma lista com todos os mestrados lecionados no país, aqui.
Analisa esta lista e procura perceber qual é o curso que melhor responde às tuas necessidades e objetivos, tanto pessoais, como profissionais.
3. Onde posso encontrar mais informações sobre o Mestrado que quero?
Depois de decidires qual é o Mestrado ao qual te pretendes candidatar, o que te recomendamos é que entres em contacto direto com a Instituição de Ensino Superior na qual pretendes estudar.
A verdade é que, no que diz respeito a Mestrados, os processos variam de curso para curso e de Instituição para Instituição, pelo que é muito importante ires diretamente à fonte e prestares especial atenção a todos os prazos que te forem comunicados.
Normalmente, os processos de candidatura a Mestrados contam com, pelo menos, 2 fases. Porém, a 2ª fase e seguintes só abrirão, caso existam vagas sobrantes da 1º.
4. O que é que vou precisar de entregar?
Regra geral, Universidades e Institutos Politécnicos pedem os seguintes documentos:
👉 Documento de identificação;
👉 Diploma de Licenciatura;
👉 Currículo;
👉 E carta de motivação.
Como tal, é importante verificares se o teu documento de identificação ainda está válido, requereres o teu diploma de Licenciatura, assim que possível, construíres o teu currículo e redigires uma carta de motivação bem à maneira!
Resposta a dúvidas frequentes:
Ainda não acabei a Licenciatura, mas a Instituição à qual me quero candidatar já está a aceitar candidaturas a Mestrado, posso candidatar-me já?
- Se estás no último semestre da tua Licenciatura, a maioria das Instituições de Ensino Superior deverá aceitar a tua candidatura.
Só me posso candidatar a 1 Mestrado?
- Podes candidatar-te a tantos Mestrados, quantos quiseres. Lembra-te apenas que terás de pagar um valor por cada candidatura, pelo que é importante ponderares bem a quais te queres, de facto, candidatar.
A minha área de formação na Licenciatura não coincide com a área do Mestrado ao qual me pretendo candidatar. Posso candidatar-me ainda assim?
- Existem vários casos em que sim. No entanto, aconselhamos-te sempre a confirmar essa informação junto da Instituição de Ensino à qual te pretendes candidatar.
Caso tenhas mais alguma dúvida, que gostasses de ver esclarecida, envia-nos uma mensagem aqui. Teremos todo o gosto em ajudar-te! 😊