Saber coisas nunca fez mal!

Como o ChatGPT te pode ajudar com os trabalhos académicos no Ensino Superior!

Editor Unlimited Future
19 Maio 2023

Já tiveste a grande ideia de apenas pegar no ChatGPT e pedir-lhes para escrever um relatório, artigo ou qualquer outro tipo de trabalho académico?

Boa! Bom trabalho 😎 A probabilidade de ires para recurso passou a ser de 150%. Ou achas que os professores andam a nanar? Pelos nossos momentos de convívio com professores do ensino superior, já percebemos que todos eles estão a par das dezenas de softwares que são capazes de identificar escrita feita por inteligência artificial. E não, não é possível dar a volta a esses programas. E, por um lado, ainda bem! Dizemos isto porque o mercado de trabalho não será tão fácil assim também 😉 Não te habitues!

Aliás, és capaz de já conhecer um colega que vai ter uma época de exames complicada graças a estes episódios... mas tu não serás um deles! Graças a este artigo, vais utilizar o ChatGPT para seres mais produtivo, garantires trabalhos de maior qualidade e seres um mestre nesta nova arte!

Não vamos fazer com o que modelo de linguagem escreva por ti, mas sim que te ajude em várias tarefas que iriam demorar muito mais tempo a realizar sem a ajuda dele. 

E malta, se não acreditarem em nós... foi o próprio ChatGPT que nos confessou de que forma vos pode ajudar! ⬇️

Vamos lá então começar! Se procuras ajuda numa tarefa específica, podes utilizar esta tabela de conteúdos para chegares lá mais rapidamente!

 

1. Precisas de ideias? Tens um colega para fazer brainstorm!

Não sabes como estruturar o teu trabalho? Ou então, precisas de um estudo de caso? Talvez apenas tenhas um bloqueio e necessitas daquela dica básica...

Qualquer que seja o problema, explica-lhe qual é a tua tarefa principal e os pequenos objetivos que tens. O ChatGPT irá dar-te uma lista de ideias em que a maioria delas pode nem fazer sentido, mas vai desbloquear o caminho que precisas. 

 

2. Não sabes por onde começar? Talvez estruturar!

Mas mesmo esse estruturação pode ser complicada... então pega em tudo o que retiraste do brainstorm e pede-lhe para criar um roadmap para o teu trabalho que garanta que abordas tudo e ainda tens uma estrutura coerente para começar!

Claro que esta estrutura irá precisar de uma revisão da tua parte, mas já é um ótimo começo!

 

3. Revisão de literatura... aquela parte chata

Infelizmente muitos colegas acham esta parte dos artigos a mais aborrecida. Mas isto é o fundamento do teu artigo inteiro! É necessário teres uma bibliografia de qualidade com argumentos que validem o que escreves ou que contra-argumentem.

Podes pedir ao modelo de linguagem simplesmente para te dar uma lista de artigos relevantes para o teu trabalho. E em apenas 1 minuto... tens todos os artigos que precisas de ler. 

Mas se ainda quiseres ir mais além...


4. Sem tempo para ler? Pede para resumir!

Podes apenas pedir ao ChatGPT para pegar num determinado artigo e pedir-lhe para resumir os pontos-chave que podem dar credibilidade ao teu trabalho e ajudar-te a fundamentar!

Era algo que irias fazer de qualquer maneira, apenas ias demorar um bocado mais. Assim consegues garantir ainda mais qualidade no teu trabalho num espaço de tempo bem curto!

 

5. Talvez seja boa ideia uma segunda vista de olhos!

Já leste o trabalho mil vezes e não encontras nenhum erro... mas pode acontecer já teres a "vista viciada".

Copia e cola o teu trabalho no ChatGPT e pede-lhe para fazer uma revisão. Onde podemos melhorar a tua escrita? Existem erros gramaticais? Erros de construção de frases? O estilo é o adequado para o contexto?

Sim, ele é capaz de te responder a estas questões todas ao fazer uma revisão! Tem só em atenção que ele ainda não sabe falar Português de Portugal muito bem... mas tudo o que seja em inglês, impecável!

 

6. Quando já não se sabe quais normas de referênciação utilizar...

O nosso amiguinho consegue ajudar! Isto é normal... é dificil acertar à primeira com as normas de referênciação que nos pedem para utilizar.

Pergunta-lhe se fizeste bem as referências utilizando as normas de referenciação X e ele te dará a resposta que tanto aguardas. Se tiveres errado, ele irá responder-te com as formas corretas de o fazer!

 

Concluindo...

E como vês, não precisas de copiar e colar um trabalho feito descarado. Com estas dicas, já consegues poupar imenso tempo precioso naquelas alturas em todos os trabalhos batem à porta ao mesmo tempo! E claro... também escapar aos detetores de plágio 👀

Ou melhor... na verdade não estás a escapar a plágio nenhum desta vez, pois o trabalho é teu. Apenas algumas tarefas foram feitas com auxílio a uma ferramenta de um universo que vai estar cada vez mais dentro das nossas vidas académicas, profissionais e até pessoais!

Cabe a ti e a todos nós nos adaptarmos e utilizarmos estas tecnologias a nossa favor!

 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO