Sabemos que fazer apresentações orais não é fácil, mas a verdade é que são uma constante, na vida de qualquer estudante. Assim sendo, é importante refletirmos sobre como podemos simplificar estes momentos, tornando-os mais agradáveis (ou pelo menos, menos dramáticos). 😅
O nervosismo associado a falar em público pode ter várias origens, nomeadamente:
- Uma preocupação excessiva com a opinião d@s outr@s e o seu possível julgamento;
- A sensação de vulnerabilidade e falta de controlo sobre o que pode vir a acontecer durante a apresentação;
- O desejo de impressionar associado a uma cobrança excessiva;
- E, finalmente, a pressão que sentimos para corresponder às expectativas, muitas vezes criadas apenas por nós.
Pese embora tudo isto, a verdade é que existem técnicas que podes aplicar, que te vão ajudar a diminuir os teus níveis de nervosismo e, consequentemente, permitir-te obter melhores resultados:
🔵 Para começar, podes encontrar um exercício físico, à tua escolha, que te ajude a aliviar a tensão e reduzir a ansiedade e o nervosismo.
🔵 O mais importante é dominares o tema que vais apresentar. Para isso, precisas de treinar a tua apresentação, até que te sintas confortável a fazê-la, apenas com base nos tópicos que estão disponíveis nos slides. (Lembra-te que a ideia não é ires para lá ler).
🔵 Evita ingerir bebidas com cafeína, antes de fazeres a tua apresentação, pois se já estás nervos@, a cafeína ainda vai piorar mais a tua situação, uma vez que contribui para aumentar o teu ritmo cardíaco.
🔵 Apresenta-te, de tal modo, que consigas transmitir confiança e segurança na tua apresentação. Este aspeto inclui o tipo de vestuário que selecionas, os gestos que adotas e até o volume da tua voz:
- Procura falar com um tom de voz alto e confiante, de modo a que tod@s te consigam ouvir.
- Em termos de gestos, tenta gesticular com as mãos e os braços, de forma a acompanhar o teu discurso oral. Mantém o contacto visual com o público e, se quiseres, podes usar uma caneta, para apontares para a projeção.
- O vestuário não deve ser demasiado informal, para conseguires transmitir seriedade, confiança e credibilidade, à tua audiência.
🔵 Testa o material que vais usar, com alguma antecedência: verifica se tens várias formas de aceder à tua apresentação e confirma se o equipamento da sala se encontra em condições de usabilidade.
Se te guiares por este passo a passo, do início ao fim, não só as tuas apresentações vão correr melhor, como também, te sentirás mais confiante a fazê-las. O que, certamente, se vai refletir nos teus resultados académicos! 😉