Life Hacks

Como poupar no Ensino Superior?

Redatora com Futuro
20 Março 2023

Ser estudante universitári@ é uma fase incrível na vida de qualquer um, festas em todo o lado, pessoas por conhecer, sítios por descobrir e experiências por viver… Tantas coisas tentadoras para uma mesada só. A questão que te tens de fazer é “Será que dá para tudo?”

Certamente já te fizeste esta pergunta a ti própri@ e chegaste à conclusão que, por vezes, é preciso fazer escolhas, mas existem muitas maneiras de poupares uns trocos e talvez nem saibas que é assim tão fácil!

 

Procura alojamento em residências universitárias

Quando estás à procura de casa, é normal que te perguntes se deves arranjar um quarto com os teus amigos ou ir para uma residência universitária. Temos uma dica para ti! Se queres poupar, escolhe a residência! É mais barata e também vais conseguir conhecer pessoas novas e ter contacto direto com o espírito académico.

 

Utiliza os recursos da tua faculdade

Às vezes, algumas universidades têm alguns serviços direcionados aos seus estudantes e que são gratuitos, tal como psicólogos, enfermeiros, salas de multimédia, laboratórios e muito mais! Pesquisa o que a tua universidade tem para te oferecer e quais os serviços que podes usufruir gratuitamente! 

 

Dá uso à biblioteca da tua faculdade

Nesta fase, vão ser muitos os livros que vais ter de comprar e as sebentas que vais ter de adquirir para conseguir passar às cadeiras, mas tod@s sabemos que só vais usar os livros uma vez e depois vão para a prateleira apanhar pó. A maior parte das vezes a biblioteca tem tudo a preço 0! Podes alugar os livros que precisas durante um tempo e depois devolves para que ele seja utilizado por outras pessoas.

 

Prepara as tuas refeições em casa

Por falta de tempo ou até por falta de paciência, saímos de casa chei@s de pressa e a última coisa em que pensamos é no que vamos almoçar, mas quando a hora chega, acabamos por comer fora ou mandamos vir algo rápido para que possamos seguir para a próxima tarefa. Já pensaste o quanto gastas ao fazer isso?

Vamos ser sincer@s... Tu sabes que uma alimentação destas não é assim tão barato e não é nada saudável. Basta alguns minutos para conseguires planeares o que vais comer ao longo da semana e tudo o que precisas de comprar para o fazeres, de modo a poupares também no supermercado e comprares apenas o essencial, como vês é só vantagens!

Compra uma marmita que possa ir ao microondas (antes de o comprares, verifica se tem o símbolo indicado para que o possas aquecer) e no dia anterior, prepara o teu almoço para comeres na tua faculdade, assim podes evitar esperar nas longas filas da cantina e teres de pagar pelo teu almoço.

 

Fica de olho nos descontos de estudande

Usa e abusa dos descontos de estudantes, afinal tu és um@ não és? Este tipo de descontos existe em vários sítios, basta estares atento e uma dica: Pergunta! Não tenhas medo, o não é sempre garantido e pode ser que o teu cartão de estudante até seja bastante útil

Para não falar daqueles descontos que (esperamos) já usas regularmente! Como quando vais ao cinema, jantar fora ou até mesmo nos transportes públicos, todos estes lugares têm descontos para te oferecer, aproveita!

 

Não sejas preguiços@, cria orçamentos!

Nós sabemos que pode ser chato, e de certeza tens coisas bem melhores para fazer do que estares a pensar em futuras despesas que irás ter e quanto pensas gastar nelas, mas acredita, vale a pena!

Criar orçamentos é uma ótima forma de gerir o dinheiro que tens disponível, e ter a certeza que ele estica e chega para tudo o que precisas e tem um bónus! Vais conseguir mostrar aos teus pais que és o CR7 da gestão do teu dinheiro, e se pensares bem, nem leva assim tanto tempo quanto pensas quando comparas com aquilo que vais poupar.

 

E agora, qual é a tua desculpa?

Depois destas dicas todas, já podes começar a poupar como nunca e como vês, sem grande esforço. No final do mês te vais surpreender com a diferença do saldo da tua conta bancária.


DEIXA UM COMENTÁRIO