Arregaça as mangas!

Como preparar uma apresentação oral em 7 passos

Redatora com Futuro
17 Março 2023

Todos os anos temos novos trabalhos para fazer, novas apresentações para preparar, mas se fores como eu, todos os anos tens o mesmo problema: Como me devo preparar?

Já te demos alguns truques para ultrapassar o nervosismo nas apresentações orais, e agora vamos dar-te mais alguns para que te sintas completamente preparad@ e confiante nas tuas apresentações orais!

 

1. Prepara com antecedência o suporte visual que escolheres

Provavelmente já te aconteceu perderes-te nos teus pensamentos... Ou até estares ocupad@ durante uns segundos a fazer alguma coisa e quando voltas a tomar atenção percebes que já perdeste o fio à miada! Também já te pode ter acontecido não ouvir uma parte importante e é por isso que deves preparar um suporte visual. Apesar de ser uma apresentação oral, certamente fica mais dinâmica e atrativa para quem a ouve se tiver algo em que se possa apoiar, tal como uma apresentação em PowerPoint e, desta forma, será mais fácil para quem ouve conseguir entender e captar toda a informação

 

2. Informa-te sobre o tema que vais falar

Já pensaste como seria se nem tu própri@ soubesses do que estás a falar? A confusão que seria para ti e para quem te ouve? Certifica-te que sabes do que estás a falar e que tens um à vontade suficiente para responder a perguntas que possam surgir. Vai um pouco mais para além daquilo que @s professor@s te pedem, investiga mais sobre o assunto e INTERESSA-TE sobre aquilo que estás a fazer, isso vai-te dar mais confiança para a tua apresentação e sem dúvida uns pontos extra na tua nota!

 

3. Utiliza anotações

Queres captar a atenção de todos? Uma dica: Não escrevas slides demasiado massivos e cheios de texto, isso vai fazer com que te percas no que estás a dizer e podes ter a tendência de começar a ler o que lá está escrito (não te esqueças, é uma apresentação oral, não uma sessão de leitura!). Opta por escrever apenas pequenos pontos na tua apresentação que sirvam como um guia condutor e sente-te à vontade para levar uma folha com algumas anotações que necessites para não te esqueceres daquilo que tens de dizer. 

 

4. Atenção à forma como te expressas

A forma como tu te expressas tem bastante impacto na forma como os outros te interpretam. Durante a tua apresentação, tem cuidado com a velocidade com que falas, tenta falar pausadamente não só para que todos consigam entender e acompanhar a tua apresentação, mas também para te dar um ar ainda mais confiante

Não te esqueças de variar o teu tom de voz para que consigas captar a atenção de todos os membros da tua plateia!

 

5. Olha para o teu público!

Procura olhar para o teu público quando fizeres a tua apresentação, mas não te foques numa só pessoa, pois podes deixá-la desconfortável. Tenta que o teu olhar passe por todos os que estão a ouvir-te, mas apenas durante alguns segundos, de forma a conseguires perceber se estás a conseguir cativá-los ou não e se deves adotar uma outra alternativa.

 

6. TREINA, TREINA, TREINA!

Já te disse para treinares? Não? TREINA!!!!! A melhor forma para que as tuas apresentações corram tal como tu queres (muito bem) é treinares o que vais dizer antes. Podes pedir à tua família que te ouça, amig@s, aos teus peluches ou até à tua parede para te ouvirem, o que importa é que faças tudo como se estivesses a ser avaliad@ e se te enganares não tem mal nenhum, afinal é por isso mesmo que estás a treinar - para descobrires qual a melhor forma de te expressares e puderes estar muito mais preparad@ quando a hora chegar, pensa assim: menos uma coisa que poderia correr menos bem durante a tua avaliação!

 

 7. Tem confiança em ti

Um truque bastante bom é ter confiança no teu trabalho e acreditares que tudo vai correr bem! Se seguiste todos os passos até agora, sei que fizeste o teu melhor e que vais arrasar na tua apresentação, não precisas de ter medo ou estar nervos@.

 

Agora que já sabes como te preparares melhor para as tuas apresentações já podes pôr mãos à obra e deixar @s professor@s de queixo caído com tudo aquilo que és capaz de fazer! E se ainda assim te sentires nervos@, passa por este artigo que escrevemos para ti vê mais algumas recomendações.


DEIXA UM COMENTÁRIO