Ensino Superior

Como tentar manter a calma durante a época de exames

3 Maio 2021

Se há uma coisa com que todos os estudantes têm de lidar são os exames. Desde os mais novos, com as provas de aferição, até aos mais velhos, com os exames da universidade. Eles acompanham os nossos anos de escolaridade, assombram-nos durante o sono e provocam-nos as mais variadas reações.

Por isso, para conseguires combatê-las ou, pelo menos, saberes lidar mais ou menos com elas, trazemos-te algumas dicas que podem vir a ajudar nesta época, em que o coração dispara e as mãos começam a soar.

 

Organizar o estudo

 

A primeira dica que temos é, sem dúvida, a organização do estudo. Isto parece óbvio ou até desnecessário. Mas já pensaste que, se tu fizeres um calendário onde colocas em cada dia a disciplina ou matéria que queres estudar, vais ficar muito mais calmo? Porque, assim, estás a garantir que a matéria fica toda estudada e que o teu cérebro tem tempo para a assimilar.

Uma boa organização transmite muito mais confiança. Como a cada dia vais estar a comprimir um determinado objetivo que tinhas programado, vais automaticamente sentir-te mais produtiv@.

Fotografia de Paico Oficial retirada do Unsplash

 

Dividir o tempo em estudo e pausas

 

Esquece a ideia de que é produtivo passar o dia todo a estudar. É impossível passares um dia inteiro de volta dos livros. Provavelmente, chegas ao final do dia e não absorveste metade da matéria. Ou então metade desse dia foi a olhar para a parede branca que, apesar de plana, parecia muito mais interessante.

Para além disso, quando percebemos que não nos estamos a conseguir concentrar, começamos a entrar em pânico e frases como “eu vou chumbar”, “eu não sei nada disto” e “mas porque é que isto não me entra na cabeça” pairam sobre os nossos pensamentos e envolvem-nos numa aura mais negativa. Por isso, para evitar toda esta frustração, divide o teu tempo em estudo e pausas. Por exemplo, se fores mais produtiv@ de manhã, estuda de manhã e durante a tarde faz algumas atividades de que gostas. Se fores mais produtiv@ da parte da tarde, faz atividades de manhã e estuda da parte da tarde.

O que esta divisão te vai permitir é que quando estiveres a estudar vais ficar muito mais concentrad@, porque sabes que aquele tempo é dedicado somente ao estudo.

Fotografia de Katie Barrett retirada do Unsplash

 

Fotografia de Jazmin Quaynor retirada do Unsplash

 

Estratégias para lidar com a ansiedade no dia do exame

 

Agora que demos duas dicas mais relacionadas com a ansiedade na preparação para os exames, acho que está na hora de falar de algumas estratégias que ajudam a lidar com a ansiedade no dia do exame.

A primeira estratégia é assegurares que tens tudo o que é necessário para o exame. Por exemplo, se for um exame de matemática em que o uso da calculadora vai ser necessário, verifica na noite anterior se tens tudo preparado. Isto vai evitar que stresses e que fiques ansios@ se não tiveres o material necessário, tirando-te logo o foco do exame.

A segunda estratégia, é não rever ou olhar para a matéria uma hora antes do exame. Durante essa hora deves aproveitar para beber um café e relaxares enquanto pões a conversa em dia com os teus amigos. Parece impossível colocar isto em prática, porque a nossa tendência é rever a matéria de forma desenfreada até ao último segundo antes do exame, mas isso só nos vai criar mais ansiedade e frustração se não nos conseguirmos lembrar de alguma coisa.

Fotografia de jhudel baguio retirada do Unsplash

 

A terceira e última estratégia é respirar de forma profunda e contar até dez, uns minutos antes de começar o exame. Um ritual que pode parecer parvo, mas que é bastante relaxante.

A época de exames pode ser bastante stressante e o que mais queremos é livrar-nos dela. No entanto, ela está sempre presente. Por isso, esperamos que com estas dicas possas, pelo menos, ultrapassar esta fase de uma forma mais tranquila.

 

Artigo escrito por Joana de Oliveira

 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO