Arregaça as mangas!

Como tornar 2023 o teu ano

Redatora com Futuro
3 Janeiro 2023

2023. Novo ano, novos objetivos, novo “Eu”?!

 

Depois das doze passas, do Champagne a ser servido ou dos gritos eufóricos de quem faz a típica contagem decrescente para o advento de um novo ano, surge o discurso cliché que a grande maioria adota: “Este é ano em que só tiro positivas”; “Este é o ano em que entro para o ginásio”; “Este é o ano em que faço uma viagem para me recompensar”; “Este é o ano em que não chumbo uma disciplina”; “Este é o meu ano!”.

Deixem-me contar-vos um segredo: O sucesso não se atinge com a viragem de um ciclo, é um processo constante de esforço, persistência, determinação e, sobretudo, vontade.

 

Um novo ano é como um recomeço, um “fresh start” para muitos, mas a verdade é que muitos dos objetivos que estabelecemos acabam por ser esquecidos na segunda ou terceira semana de janeiro. A nível escolar, a par de outras dimensões da nossa vida, por vezes, sentimo-nos sem rumo, pouco motivados e até derrotados. 

 

1. Encara cada desafio como se fosse o derradeiro

Esmera-te em tudo o que fizeres, mesmo que seja um trabalho de casa mais aborrecido. Vale sempre a pena!

Em 2023 faz promessas, estabelece objetivos realistas e específicos daquilo que queres alcançar a médio e longo prazo e, acima de tudo, cumpre-os. Relembra-te, diarimente, da força que te guia, daquele sonho que queres mesmo muito concretizar. Não esperes pelo soar das doze badaladas. A mudança começa agora e depende, inteiramente, de ti.

 

2. Arranja tempo para fazeres o que mais gostas e te enriquece pessoalmente

Seja aquele livro que queres muito ler ou o desejo de aprender uma nova língua. Fá-lo, sem medos.

Não te sintas desmotivad@ caso não consigas à primeira. Errar é natural, inatural é não tentar. Se este é o ano em que queres finalmente acabar o secundário, foca-te nisso e trabalha para isso. Anota os teus progressos e isso manter-te-á motivad@. Sabes aquela faculdade e aquele curso que sempre quiseste? Continua lá e TU podes conseguir.

 

3. E esquece os “Ah, fica para o ano!”, porque AGORA é o momento

Tens tempo mais que suficiente para fazeres aquilo que sempre quiseste fazer, para orgulhares aqueles que te rodeiam e para que, no final de 2023, possas comemorar as tuas conquistas e sucessos, com um sentimento de “missão cumprida”


DEIXA UM COMENTÁRIO