Life Hacks

Consumo Sustentável: Por que é que te tens de preocupar?

Fundadora do Sobra X - Gestão Financeira Individualizada
3 Março 2020

Olá! Hoje quero explorar contigo o conceito do consumo sustentável e porque devemos olhar para ele de forma mais preocupada!

Recorrendo à definição deste termo, podemos resumir o consumo sustentável como uma ideia recente de que os velhos hábitos e padrões consumistas das sociedades não poderão continuar a ser suportados pelo nosso planeta.

Ok, mas o que significa isto?

Significa que o nosso planeta está cada vez com mais problemas por aguentar o impacto ambiental decorrente das produções de combustíveis e fábricas texteis, por exemplo (sim, é a indústria têxtil é a segunda indústria mais poluídora do mundo!); por aguentar todas as pessoas que existem e os seus hábitos de comprar hoje e deitar fora amanhã – o desperdício é um assunto muito sério!; por aguentar com o uso despreocupado que fazemos dos vários recursos naturais, à velocidade a que os gastamos.

Está na hora de revermos o que tomamos como certo e de olharmos de forma mais crítica para os nossos hábitos de consumo!

Bem sei que pode ser díficil de imaginarmos tudo ao pormenor, mas repara que o que tu e a tua família compram hoje foi feito por alguém como tu e eu, um ser humano! Já há imensa tecnologia à mistura, é verdade, mas são muitas as pessoas que trabalham para nós termos todos os nossos bens materiais e serviços a funcionar.

Poderia isto ser uma coisa boa, as pessoas a terem um emprego, certo?

Infelizmente neste momento, não o é totalmente! Se já estudaste a globalização sabes perfeitamente que hoje em dia é muito fácil termos produtos aqui à venda que vieram de países do outro lado do mundo… mas as pessoas em muitos lugares do mundo não têm as condições de vida que eu e tu temos, não têm uma casa como eu e tu, e muito menos dormem numa cama como eu e tu ou tomam o pequeno almoço todos os dias como nós fazemos.

Além de todos os problemas ambientais que falei há pouco, temos ainda este problema das condições humanas que não são dadas a tantas e tantas pessoas do nosso mundo… E porque isto acontece? Porque as pessoas nesses países recebem um salário que mal se pode chamar de salário… É um montante muito reduzido e que não as permite viver dignamente.

E é por isto que hoje gostava de te propor algo muito simples! De cada vez que fores comprar uma coisa (seja comida ou um bem material) pergunta-te 2 coisas:

A primeira é se precisas mesmo de comprar o que vais comprar: Desta maneira estarás não só a poupar (vais chegar à conclusão que nem sempre precisas das coisas naquele mesmo momento!) como a contribuir para um consumo consciente e sustentável!

E a segunda é como serão as condições das pessoas que criaram ou ajudaram a criar essa coisa. Foi uma coisa feita em Portugal? Em Espanha? Ou por outro lado, foi feita na Índia, no Bangladesh ou noutro país menos desenvolvido?

Nem sempre a origem do produto nos vai dizer que as pessoas foram bem ou mal tratadas para trabalhar no que agora está ao nosso dispor, mas desta forma vais começar a ter a perceção de quantas coisas são feitas no nosso país e de quantas coisas são importadas de outros países, e de que tipo de países.

Vais ter tempo ao longo da tua vida para aprofundar estas questões, mas por agora, fica atento! É nosso dever trabalhar também pelo direito dessas pessoas que nem sempre têm a oportunidade de falar e ser ouvidas como nós temos. Precisamos de pensar nestas pessoas e ter mais compaixão sobre as suas vidas, ainda que nos sejam tão distantes e difíceis de imaginar!
Deixar de comprar pode não ajudar, mas falar sobre o assunto e mostrar às marcas e empresas de que compramos produtos que nos preocupamos com o assunto pode! 
Da próxima vez que fores fazer uma compra, já sabes, questiona-te! (E se conseguires, questiona os teus pais e quem te rodeia para que juntos possam pensar sobre o tema!)

 

Queres partilhar comigo alguma ideia depois de ler o meu artigo? Encontra-me em www.sobrax.pt e manda-me uma mensagem! Fico ansiosamente à espera da tua partilha 😊


DEIXA UM COMENTÁRIO