Life Hacks

Corpo São, Mente Sã: O impacto do exercício físico no teu desempenho académico

Redatora com Futuro
16 Março 2022

Com o ingresso no ensino superior, a obrigatoriedade da atividade física como disciplina curricular termina no 12º ano de escolaridade, para a maioria dos universitários.

 

Consequentemente, muitos destes estudantes deixam de atribuir a devida importância ao exercício físico, acabando por desenvolver comportamentos sedentários. Este estilo de vida é ainda mais intensificado pelas novas tecnologias a que, hoje em dia, temos acesso.

Para além das principais e já conhecidas vantagens fisiológicas que a prática de desporto pode proporcionar, como a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares ou da obesidade, importa também salientar a sua influência ao nível do nosso quadro psicológico e mental.

 

Segundo um estudo realizado pela Purdue University, os estudantes que praticam atividade física conseguem alcançar um melhor aproveitamento escolar. Tal conclusão é facilmente esclarecida pelo facto de que ao exercitarmos o nosso corpo, potencializamos o nosso funcionamento cognitivo, formando novos neurónios e libertando hormonas, como a serotonina e as endorfinas. Isto resulta num apuramento da nossa capacidade de concentração, memória e aprendizagem.  

 

Ocorre também uma evidente revigoração do bem-estar geral. Ao melhorar as nossas horas de sono e desanuviando o stress acumulado, sentimo-nos mais confiantes, bem-humorados e energéticos

Da mesma forma, ao criar rotinas e hábitos consistentes dedicados à atividade física, cultivamos e aperfeiçoamos a disciplina e determinação necessárias não só para o campo desportivo, mas também para o escolar, aumentando a nossa produtividade e ajudando a combater a teimosa procrastinação. 

 

Sumarizando, o exercício físico não só fortalece os teus músculos, como também a tua mente! Por isso, aconselhamos que te exercites, no mínimo, 2 a 3 vezes por semana, e que explores a oferta das várias modalidades de desporto existentes, bem como os descontos de estudante associados às mesmas que podes e deves aproveitar.


DEIXA UM COMENTÁRIO