Mercado de Trabalho

Criatividade: Como Ser um Contador de Histórias

18 Agosto 2021

A nossa história individual é algo desafiante. Crescemos e vivemos num mundo complexo e dinâmico, onde constantemente nos são colocados novos desafios para os quais muitas vezes achamos não estar preparados para responder corretamente.

Todos nós já nos deparámos com situações em que a única solução era o “improviso”, correto? A capacidade de improvisar, que muitas vezes é a única maneira que arranjamos para enfrentar os nossos próprios desafios, remete para a importância da criatividade aplicada ao dia a dia. Sim, a criatividade não é só para artistas… A não ser que nos consideremos artistas do nosso próprio percurso!

Estimular o nosso lado criativo acaba por ser mais simples do que achamos, pois vejamos… Ainda te lembras da altura em que passavas os dias a desenhar, a escrever e a sonhar acordado? Esta capacidade do ser humano de imaginar coisas novas, de criar novos conceitos, é essencial para o nosso crescimento.

Por isso deixamos algumas dicas que podes utilizar no teu dia-a-dia com o intuito de aprofundar a tua veia criativa perante situações desafiantes que possam surgir:

Está sempre atento ao espaço à tua volta

Por exemplo, numa próxima vez que saíres para fazer uma caminhada, toma especial atenção a todos os sons, cores e imagens. Vais perceber que por vezes a interpretação que retiras do mundo pode ser um bom estímulo para os teus sentidos;

Vive experiências novas

Seja um workshop sobre algum tema fora da tua zona de conforto, ou até uma simples receita nova que nunca tenhas experimentado;

Encara as tuas dificuldades como desafios

Analisa e avalia o teu problema e começa por redigir um conjunto de potenciais formas de o resolver. É uma prática bastante simples de brainstorming, em que o importante não é a qualidade mas sim a quantidade de ideias, que depois de aprofundadas se irão converter em soluções;

Olha para os desafios através de diferentes perspetivas

Através de uma técnica intitulada a “Técnica dos 6 Chapéus do Pensamento”, podes analisar uma situação tendo por base uma perspetiva mais factual, otimista, racional, inovadora ou crítica e, por fim, integradora de todas as anteriores;

Afasta-te do “Não”

É importante que todas as ideias, sendo ou não de fácil execução, sejam colocadas como hipóteses.

Mas mais importante que desenvolveres tu próprio esta capacidade, é saberes que, quando a colocas em prática juntamente com outras pessoas, os resultados podem ser consideravelmente melhores!

Quantas mais “mentes” se debruçarem e pensarem sobre os mesmos temas e desafios, maior a probabilidade de se gerarem grandes ideias que mais tarde darão lugar a soluções. Outra peça fundamental é o trabalho em equipa. Afinal de contas, a história que estamos a criar neste mundo não é um monólogo, mas sim um diálogo que só tende a ficar mais rico com vários contributos.

E é isto que fazemos na Vodafone Portugal, em equipa discutimos ideias e conceitos, para juntos inovarmos e criarmos soluções que nos permitam continuar a entregar o melhor serviço aos nossos Clientes. Acreditamos que a inovação é algo que não se cria de forma disjunta, e que só faz sentido quando nos juntamos num ecossistema cheio de mentes criativas onde há a partilha de valor. E é esta a razão pela qual existe o Vodafone Power Lab, um programa de apoio à inovação e empreendedorismo que visa juntar vários intervenientes neste capítulo comum das nossas histórias de forma a gerarmos inovação – trabalhamos com startups, empresas parceiras e universidades para que, em equipa, possamos resolver desafios atuais e futuros.

Se te identificas com todos estes valores e gostavas de contribuir com a tua criatividade para a missão de conectar pessoas para um futuro melhor, podes candidatar-te aos programas Vodafone Youth Discover Graduates e Vodafone Youth Internships. Connosco serás desafiado a participar em projetos inovadores com impacto real no mundo. Junta-te a nós e explora inúmeras oportunidades de desenvolvimento num ambiente internacional, flexível e criativo, claro!

Ser criativo é um poder que todos nós temos. Por isso pratica diariamente esta ousadia saudável de ser artista, escritor da tua própria história, que certamente está só a começar.

Aproveitar este artigo para consultares a participação da Vodafone na nossa Feira de Emprego aqui.


DEIXA UM COMENTÁRIO