Vais defender a tua dissertação de mestrado ainda este ano e já sentes os níveis de stress a aumentar?
Relaxa... Depois de aplicares as dicas que temos para partilhar contigo, tudo ficará bem mais fácil!
🔵 Lembra-te que ninguém conhece melhor a tua dissertação do que tu
É perfeitamente normal sentires-te nervos@. Afinal, vais defender a tua dissertação perante um conjunto de personalidades que, à partida, são especialistas na matéria que estiveste a estudar.
No entanto, deves lembrar-te que, embora sejam especialistas na matéria, ninguém será mais especialista na tua dissertação, do que tu própri@, que a foste construindo ao longo de meses, se não anos...
Manteres esta ideia presente na tua cabeça, vai ajudar-te a sentires-te mais confiante!
🔵 Lê a dissertação do princípio ao fim
Pelo sim, pelo não, aconselhamos-te a leres a tua dissertação do princípio ao fim. Isto porquê? Porque apesar de teres sido tu a fazer todo o trabalho, a verdade é que, o que fizeste no início, não está tão presente na tua memória, quanto o que fizeste já numa fase final.
Se pensares bem, há certos capítulos da tua dissertação, que já foram concluídos há vários meses... Como tal, é fundamental reveres esses conteúdos, para garantires que não te escapa nada!
🔵 Antecipa possíveis questões que te possam fazer
Certamente sabes que, após concluíres a tua apresentação, há um determinado período de tempo dedicado a perguntas.
Assim sendo, o que te recomendamos é que, à medida que vais relendo a tua dissertação, vás pensando em questões que te podem vir a fazer, a respeito de cada um dos temas.
Ao antecipares as perguntas e as respetivas respostas, não só te sentes mais confiante, como também, aumentas as chances de obteres uma excelente classificação, na defesa da tua dissertação.
🔵 Elabora o power point com antecedência
Se és perit@ em deixar tudo para a última da hora, desta vez, tenta fazer diferente...
Construir o power point com antecedência vai permitir-te: enviá-lo para o teu orientador ou orientadora e pedir feedback; elaborar um guião de apresentação e, ainda, praticar a própria da apresentação!
Se em alguma destas etapas, surgir a necessidade de fazer revisões ou introduzir melhorias, terás ainda margem para o fazer. De tal modo que, no dia da apresentação, te sentirás 100% segur@ e confortável com o teu suporte de apresentação.
🔵 Treina a apresentação com cronómetro e gravador
E por falar em praticar a apresentação... O que te sugerimos é que treines o teu discurso com um cronómetro e um gravador sempre por perto.
E porquê? – perguntas-nos tu...
Porque no dia da defesa vais ter o tempo contado, sendo que existe um limite máximo, que não podes, de modo algum, ultrapassar. Mas também porque, com a ajuda da gravação, conseguirás perceber quais são os elementos que ainda podes melhorar, seja a dicção, o ritmo, o volume ou o tom de voz.
🔵 Avança com confiança, sem descurar a humildade
Depois de teres lido e aplicado todos os passos anteriores, resta-te apenas avançar com confiança (tendo sempre presente que ninguém sabe mais sobre a tua dissertação, do que tu).
Porém, nunca te esqueças de ser humilde...
Lembra-te que quem te está a avaliar, não só é especialista na matéria, como também, trabalha na área e tem muita experiência. O que faz com que as suas críticas construtivas representem uma grande oportunidade de aprendizagem e evolução para ti.
No fundo, aquelas pessoas tiraram parte do seu tempo para lerem a tua dissertação e te ajudarem a melhorá-la. Como tal, deves aproveitar essa oportunidade para crescer enquanto ser humano, estudante e investigador ou investigadora.
Gostaste destas dicas?
Então partilha-as com alguém, que sabes que também está a precisar de as ler!