Life Hacks

Deita-te mais inteligente do que acordaste!

19 Abril 2020

O despertador toca. O pequeno-almoço chama por ti, estás esfomeado.

Já estás a receber notificações no grupo da turma de que a aula virtual está quase a começar. De caderno aberto e caneta na mão, deambulas pelo o teu quarto.

Mudas para o sofá e quando dás por ti já só estás a fazer zapping. Tudo isto parece ser uma rotina monótona, mas podes desafiar-te a ti mesmo a contorná-la, a querer ser mais e melhor.    

 

O conhecimento não ocupa espaço e podes adquiri-lo sempre que quiseres! Neste sentido, é necessário que tenhas força de vontade e compreendas que podes deitar-te mais inteligente do que acordaste! Se é uma tarefa simples? Sim! No entanto não é fácil, envolve muito trabalho duro.

 

Em primeiro lugar, tens de ler muito. Agora que estás por casa, podes optar por várias formas de leitura. Já pensaste em ir buscar aquele livro que deixaste a meio naquele fim de verão? Em encomendar novas opções de leitura? E ler um livro online?

 

A chave para conseguires tomar uma boa decisão é a leitura.

Muitas vezes, as nossas opiniões moldam a nossa forma de pensar e na própria tomada de decisão, e por isso é que é importante que o teu conhecimento seja construído sob os alicerces de uma leitura informada e não de uma opinião. Assim, para conseguires ter a capacidade de tomar decisões é necessário que te prepares, isto é, leias e penses sobre o assunto.

 

Ler não tem que ser uma tarefa extra no teu dia, até porque encontrar tempo para ler é mais fácil do que tu pensas.

Uma forma de te proporcionares este momento é dedicares uma hora do teu dia apenas para ti. Ler é para ti e por ti! Imagina que o teu negócio é uma biblioteca e tu tens de ser o teu melhor cliente! Foge à tua leitura comum e procura descobrir novos temas. Permite-te ser uma enciclopédia! No entanto, ler muito não é o suficiente.

 

É necessário que sejas ativo após essas leituras, ou seja, que consigas utilizar tudo o que aprendeste e espelhar no teu quotidiano.

Escolhe uma ideia que tenhas gostado dessa aprendizagem e escreve numa folha de papel como se tivesses que explicar a alguém.

 

Como dizia Charlie Munger: “Develop into a lifelong self-lerner through voracious reading; cultive curiosity and strive to became a little wiser every day.”

Agora que já tens as ferramentas certas para te deitares mais consciente de ti mesmo, escreve a tua própria história! A leitura deve fazer parte de ti.


DEIXA UM COMENTÁRIO