Mercado de Trabalho

És preocupado com o teu futuro, os assuntos europeus são do teu interesse?

Parceiros Unlimited Future
23 Fevereiro 2021

 Estás a acabar a tua licenciatura ou mestrado, e a questão que não sai da tua mente é: “o que é que vou fazer a seguir?”

Nós, os EU Careers Ambassadors, podemos ajudar-te a descobrir todas as oportunidades que a União Europeia (UE) tem para te dar!

Os EU Careers Student Ambassadors são estudantes das Instituições de Ensino Superior europeias parceiras do EPSO (European Personel Selection Office), a entidade criadora deste programa para divulgar as carreiras na UE. Atualmente, em Portugal, a equipa é constituída por 7 EU Careers Ambassadors, distribuídos pelas universidades do Minho, Porto, Coimbra e Lisboa.

Nós estamos aqui para eliminar esse estigma de que uma carreira europeia é só para economistas, juristas ou elementos das elites da sociedade! Neste sentido, reunimos esforços na divulgação e apresentação aos estudantes universitários, e a todos os cidadãos portugueses, das inúmeras possibilidades de estágio e de carreira profissional na Comissão Europeia, Parlamento Europeu e qualquer outra instituição europeia importante de que ouvimos falar na televisão!

Não te enganes, a União Europeia oferece um amplo leque de oportunidades para as demais áreas educativas, desde as letras às engenharias, passando pela economia, saúde e pelas artes. Por exemplo, duas vezes por ano, a Comissão Europeia abre vagas para os Blue Book Traineeships. Estes estágios estão abertos a todas as áreas de formação, têm a duração máxima de 5 meses, são remunerados e não têm idade limite de candidatura. Para além de que fazem um brilharete no teu currículo e no teu desenvolvimento profissional!

Para te candidatares a qualquer vaga ou concurso na UE basta que sejas cidadão europeu e que fales duas línguas oficiais europeias, tendo uma delas de ser obrigatoriamente Inglês, Francês ou Alemão. Teres um mestrado não é algo obrigatório, mas dá-te pontos extra na grande maioria das vezes! Descobre todas as ofertas de emprego que UE tem para ti  e todas as informações importantes através do site do Governo.

É de relevo sublinhar que a União Europeia prima pela diversidade e pela sua dedicação aos mais jovens. Como canais de transmissão, os embaixadores da EU Careers estão disponíveis para o esclarecimento de dúvidas, para clarificar as dificuldades do processo de seleção e, sempre, para vos informar. Podes encontrar-nos no Facebook em EU Careers – Portugal, no Instagram em @eucareersportugal e via email com eucareersportugal@gmail.com.

 

Candidaturas Abertas!

Aproveitamos também para te dizer que as inscrições para EU Careers Student Ambassador estão abertas e que te podes candidatar até ao dia 19 de março! Se és motivado/a, comunicativo/a, criativo/a e ambicionas aprofundar os teus conhecimentos sobre a União Europeia, esta é uma excelente oportunidade. 

Como Embaixador, serás a ponte de contacto com os estudantes interessados em seguir uma carreira europeia, deverás estabelecer contactos com Núcleos e Associações de Estudantes universitários, fazer apresentações e organizar sessões de esclarecimento sobre o projeto EU Careers. As redes sociais serão uma ferramenta essencial, por isso a sua gestão também ficará ao teu encargo, assim como a resposta às dúvidas e questões dos estudantes.

Os próximos EU Careers Ambassadors, do ano letivo 2021/2022, terão a oportunidade de ir a Bruxelas para uma formação de 2 dias na Comissão Europeia, dedicada exclusivamente aos Embaixadores escolhidos pelos diversos países da UE! Esta será uma experiência única para conheceres e dialogares em primeira mão com profissionais das instituições europeias e de ver/sentir/conhecer esta realidade europeia. 

Não percas esta oportunidade! Sabe mais como te candidatares nas nossas redes sociais! Aguardamos a tua candidatura!

 


DEIXA UM COMENTÁRIO