Arregaça as mangas!

Estágios curriculares: um dilema?

Redatora com Futuro
23 Março 2023

No ensino superior, ao longo do tempo a grande maioria dos cursos, sempre estiveram muito virados para uma vertente teórica. A teoria é importante, é certo, uma vez que constitui a base do conhecimento para conseguirmos construir um caminho de sucesso. Por um lado, permite-nos saber onde tudo começou e como evoluiu até aos dias de hoje e por outro lado, permite a consolidação de conceitos e saberes, por forma que, consigamos aplicar na prática tudo o que aprendemos

 

A aplicação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências adquiridas ao longo do curso, é essencial para qualquer estudante e é precisamente neste ponto em concreto, que entram os estágios curriculares, uma vez que permitem, na maioria dos casos, o primeiro contacto real com o mercado de trabalho na respetiva área de formação.

Felizmente, nas últimas duas décadas temos assistido a algumas evoluções no que concerne ao ensino superior. Esta evolução levou a que, para além dos cursos que obrigatoriamente tinham de ter uma vertente prática como a Medicina e a Enfermagem, também todos os outros cursos que abrangem as mais distintas áreas, por vezes já tenham no seu programa de estudos a oportunidade de realizar, um ou mais estágios curriculares

Mas será que é uma tarefa fácil encontrar um estágio curricular? Infelizmente, não é ainda tão prático nem acessível como gostaríamos. Por isso, vou dar-te algumas dicas que te podem ajudar neste processo!

 

Em primeiro lugar, como já referimos, sendo o estágio curricular uma forma de avaliação prática no terreno e fazendo parte do plano curricular, podemos dizer que de uma forma geral, a própria universidade providência uma lista das empresas/instituições com as quais celebrou protocolos de estágio. Assim, o primeiro passo é tentar entrar em contacto com a tua instituição de ensino e perceber se essa lista de protocolos/parcerias existe.  Depois, daqui tens duas hipóteses que podem surgir:

1. Existe uma lista, mas tu não te enquadras em nenhuma das parcerias. Está tudo bem com isso, o mercado de trabalho é muito vasto e nunca será possível às instituições de ensino estar em contacto com todas as saídas. Desta forma, tenta  junto da tua instituição demonstrar, quais seriam as opções mais viáveis e que mais se enquadrariam contigo,  e com toda a certeza, a tua instituição irá ajudar-te a encontrar a melhor forma de alcançares o desafio que pretendes!

2. Não existe uma lista, dando-se o caso em que a instituição de ensino previu nos seus cursos que, o aluno é o responsável por procurar o estágio e enviar a sua candidatura. Nesta situação, é normal num primeiro momento sentires-te perdido, não sabendo sequer por onde deves começar. 

 

O que tens de definir?

Não temos uma chave concreta, ou uma plataforma milagrosa que te irá dar a resposta que queres ou que mais se adequa a ti. Terás de pesquisar por ti mesm@. Não é uma tarefa difícil e irá ser um momento de autonomia, crescimento e de preparação, para quando estiveres à procura do teu lugar no mercado de trabalho.  

-  Começa por definir dentro da tua área de estudo em concreto, aquela com  a qual  gostarias de ter um contacto mais aproximado.

- De seguida, pesquisa e procura que instituições/empresas se enquadram nesse mesmo círculo. 

 

Como encontrar?

Se já viste que a instituição deixou essa tarefa para ti ou não te enquadras na lista de protocolos, existem três principais fontes que podes ter em consideração:

- Websites de emprego: Pese embora que, na grande maioria as vagas partilhadas no site estejam mais focadas para vagas de emprego, é verdade também que, por vezes são partilhadas oportunidades para estágios curriculares.

- Utiliza o LinkedIn: Uma plataforma que, permite o contacto rápido e direto com os responsáveis pelos Recursos Humanos das empresas, onde não só podes entrar em contacto direto com empresas/instituições que te pareçam uma boa opção, como a própria plataforma de acordo com o teu perfil, dá algumas sugestões por vezes muito interessantes e que numa primeira abordagem talvez nem fossem uma opção para ti.

- Plataforma Talent Portugal:  Uma plataforma  distinta do LinkedIn, onde podes encontrar mais de 200 empresas que aceitam estágios curriculares. Tens ainda a possibilidade de  aplicar vários filtros como: área geográfica e atividade.

- Chegado ao ponto em que já conseguiste perceber algumas instituições/ empresas que te parecem viáveis, o passo seguinte é nas páginas webs da mesma/redes sociais, perceberes se aceitam estágios curriculares. Se não encontrares essa informação, entra em contacto diretamente, irá mostrar que estás interessado, o que será sempre uma mais valia e nunca um ponto negativo!

Por fim, comunicas à tua instituição e fazes a ligação para compreenderes se as tarefas propostas pela instituição/empresa por ti escolhida se adequam ao objetivo que a instituição de ensino superior tem para a realização do estágio curricular.

 

Para terminar, o momento desde o qual @ alun@ começa a procurar informações sobre o estágio, é uma etapa importantíssima para o seu percurso pessoal e académico, e,  pode ser mesmo um tópico diferenciador da instituição, uma vez que permite, a preparação prática, para as futuras atividades profissionais. Assim, deixamos-te o pequeno reminder: é importante que tenhas sempre em conta a existência ou não da oportunidade de realizares um estágio curricular, porque mesmo que opcional, será sempre uma mais-valia que te permitirá  colocares à prova os teus conhecimentos e promoveres o desenvolvimento das tuas competências, não só profissionais como pessoais.

Resta apenas desejar-te boa sorte, e força para essa nova etapa! 


DEIXA UM COMENTÁRIO