Life Hacks

Estudar menos para aprender mais: é possível?

11 Abril 2023

Já sentiste que estudas, estudas e parece que não entra nada? Se pensavas que o sucesso escolar dependia das horas intermináveis de estudo, estás enganado! Viemos dar esperança a todos aqueles que não conseguem estudar horas e horas seguidas (aka marrar). Sim, é possível (e até aconselhável) estudar menos horas, mas de forma mais atenta e focada, de forma a que cada minuto de estudo venha a valer a pena!

Até porque o melhor método de estudo depende da pessoa! Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que possas tornar mais produtivas as horas de estudo e, assim, poderes diminui-las sem peso na consciência! 

 

1. Estuda em pequenos blocos de tempo

A nossa capacidade de reter informação diminui drasticamente depois dos primeiros 25-30 minutos, por isso, em vez de fazeres longas sessões de estudo intensivo, vai fazendo pausas para que depois te possas voltar a concentrar. Aproveita essas pausas para ir ao Instagram ou ao Facebook, para que, quando voltares ao estudo, estejas focado e não caias na tentação de ir ver quem é que pôs gosto na tua nova fotografia. 

Aproveitares estas pausas para beber o elixir mágico do sucesso, tomar café, dar "duas de letra" ou comer alguma coisa saudável também são outras opções!

 

2. Cria um sítio dedicado ao estudo

Não estudes no mesmo sítio onde passas o teu tempo livre. Escolhe um sítio onde possas estudar que esteja longe da televisão, da cama ou de onde passas mais tempo a descansar. Assim, crias mais facilmente um ambiente de estudo e concentração! Ter música ou não, já depende de cada um, mas há quem diga que a música ambiente certa estimula a concentração!

Se não consegues estudar em casa, seja porque tens muitas distrações, ou por outra razão qualquer, podes sempre ir estudar para outro sítio! Fomos investigar a opinião dos estudantes sobre os melhores sítios para estudar em Lisboa, Porto e Coimbra - vamos fazer para mais cidades, fica atent@ para encontrares o sítio certo! A grande maioria destes sítios são mais para estudo individual, mas estudar em grupo também pode compensar. Tudo depende daquilo com que te identificas.

 

3. Tira bons apontamentos

Ao longo das aulas e do estudo, vai tirando anotações, tanto de partes que consideres mais importantes ou de pontos da matéria que consideres mais difíceis e que necessites de rever. Quando voltares a estudar a matéria, esses apontamentos vão ajudar-te a relembrar quais os pontos que deves rever com mais cuidado, e a garantir se as dúvidas que tinhas no momento em que escreveste já estão ou não esclarecidas. Vais ver que estes pequenos pormenores vão ajudar em muito o teu estudo! 

Atenção que sublinhar ou tirar apontamentos não é fazeres dos livros autênticos arco-íris, é efetivamente destacar o que é crucial e mais importante!

 

4. Ensina o que aprendeste

Uma das melhores formas de verificar o nosso conhecimento, é ensinar aquilo que aprendemos a alguém! Podes treinar com os teus pais, os teus irmãos ou até com um amigo que tenha mais dificuldades com a matéria em causa. Assim, podes ver que partes da matéria sabes melhor, aquelas que precisas de rever e até que ponto o teu estudo está a ser produtivo. Esta é uma forma de solidificar a matéria e de focar o teu tempo na parte da matéria que mostrares maiores dificuldades.  

Se estiveres a estudar em grupo, e se cada um estudar uma parte da matéria, depois podem ensinar uns aos outros. Isto permite também rentabilizar o tempo disponível e as perguntas que os teus colegas fizerem poderão ajudar e obrigar-te a ir mais longe no teu estudo!

 

5. Não basta ler os textos 

Para reter a informação dos livros, não basta lê-los! Ao ler deves utilizar ferramentas de estudo que te ajudem a realmente interiorizar a informação contida. Sublinha, cola post-its, lê em voz alta, relê as vezes que forem necessárias! Assim, mesmo que pareça que estás a gastar mais tempo, na verdade estás a poupá-lo! Se à primeira ou à segunda leitura conseguires perceber e retirar a matéria importante, já não vais precisar de passar mais duas ou três horas a reler os mesmos textos. 

Já aplicas estes truques e mesmo assim sentes que estás com "Alzheimer precoce"? Então se calhar está na altura de melhorares a tua memória! Se não sabes como, estabelece estratégias para te ajudar a lembrar das coisas ou então usa técnicas especiais como os palácios de memória - sim, isto é uma coisa que aparece na série "Sherlock", mas não deixa de ser uma técnica real!

 

Se seguires estas dicas, podes gerir o teu tempo de forma mais equilibrada e acabar com as noitadas de estudo à base de cafeína! Podes finalmente respirar fundo e pôr a matéria em dia sem acabares com a tua vida pessoal, acredita que é possível conciliar as duas coisas! Apenas precisas de força de vontade e adotar estas novas técnicas de estudo! 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO