Já sabes que este ano vais apresentar um relatório de estágio, mas não sabes por onde começar? Relaxa, nós estamos aqui na tua back! 😎
Os teus primeiros passos serão: ouvires tudo o que os teus professores te têm a dizer e consultares os documentos que a tua instituição de ensino te disponibiliza sobre este assunto. Assim que souberes o que esperam de ti e estiveres bem consciente do prazo de entrega do trabalho final, estarás mais do que pront@ para pôr mãos à obra. ✍🏻
Vamos agora debruçar-nos sobre a estrutura de um relatório de estágio:
1. Capa 📑
O que te sugerimos é que consultes as capas que têm vindo a ser apresentadas pelos teus colegas, ao longo do tempo, dado que, regra geral, não existe um modelo obrigatório.
Ainda assim, existem alguns elementos que deves considerar incluir, nomeadamente: o nome da tua faculdade e o logótipo, a designação do teu curso, o título do estágio, a identificação da organização na qual o realizaste, o teu nome completo, o nome do professor orientador, o nome do coordenador de estágio na organização e, finalmente, a data e local de entrega.
2. Agradecimentos 🙏
Os agradecimentos devem identificar o nome das pessoas/organizações às quais estás a agradecer, juntamente com a justificação pela lhes estás a fazer esse agradecimento.
Por exemplo: “agradeço ao professor orientador, Paulo Bastos, por todo o acompanhamento que me deu, tanto na realização do estágio, como no processo de redação do presente relatório.”
3. Resumo/Abstract (em português e inglês) 📝
O resumo deve sintetizar todo o trabalho que desenvolveste a propósito do estágio, desde os objetivos iniciais, aos contributos que resultaram para a disciplina em estudo, passando ainda pelas metodologias às quais recorreste para o efeito.
No fundo, o que se pretende é que o leitor consiga compreender, rapidamente, todo o trabalho que foi desenvolvido por ti, em contexto de estágio.
4. Glossário de siglas e acrónimos 📓
Só faz sentido incluíres este elemento, caso menciones siglas ou acrónimos ao longo do teu relatório de estágio. Se for esse o caso, será sempre pertinente esclareceres, logo à priori, quais são os seus significados. Só assim podes garantir que o leitor consegue acompanhar o teu pensamento.
5. Índice 📇
O índice deve mencionar os títulos dos capítulos e subcapítulos, bem como, o número da página na qual se encontram.
Nota: Não te esqueças de incluir a bibliografia, os apêndices e os anexos no índice.
6. Introdução 🖌
Na introdução deves:
- Incluir uma breve apresentação do estágio, que seja um verdadeiro convite à leitura do relatório;
- Expôr os objetivos, tantos os gerais, como os específicos;
- Descrever as atividades previstas para o estágio;
- Identificar a metodologia aplicada ao longo do trabalho;
- E, por fim, descrever, em traços gerais, a estrutura do relatório, para que o leitor possa ficar com uma ideia geral do conteúdo que vai encontrar, antes mesmo de o começar a ler.
7. Caraterização da organização 🏢
Nesta parte do teu relatório deves incluir: o nome da organização, uma breve descrição da sua história, a referência ao seu setor de atividade e à sua localização.
Também é importante fazer referência a aspetos, tais como, a missão, os objetivos, os valores, a estratégia, a faturação e o organograma da organização.
Será, igualmente pertinente, apresentar a caraterização dos elementos da organização que estão diretamente associados ao teu curso. Por exemplo, se estudas Marketing, faz sentido expores a forma como o Marketing funciona na organização.
8. Revisão da literatura 📚
Deves apresentar as principais fontes às quais recorreste para planear e realizar as atividades associadas ao estágio, bem como, aquelas com as quais possas ter contactado, em virtude da formação que a organização te possa ter dado.
O objetivo aqui é conseguires relatar a evolução do tema do estágio, ao longo do tempo, através da referência a diferentes autores e abordagens.
9. Descrição e análise das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos 📊
Nesta parte do teu relatório é importante apresentares o teu plano de estágio, acompanhado do cronograma das atividades previstas.
De seguida, deves apresentar a demonstração de resultados, acompanhada de algumas propostas de melhoria. E, para terminar, surge pertinente fazeres uma breve reflexão, sobre o contributo do estágio para o teu desenvolvimento, ao nível das soft e hard skills.
10. Conclusão 🎬
A conclusão divide-se em dois aspetos fundamentais: a abordagem dos aspetos essenciais do trabalho e a referência às perspetivas de trabalho futuro.
O primeiro aspeto requer uma síntese das atividades desenvolvidas, bem como, dos resultados gerados a partir das mesmas. Já o segundo, requer a referência a trabalhos que possam vir a ser desenvolvidos no futuro, na sequência das aprendizagens recolhidas ao longo do estágio.
11. Bibliografia, apêndices e anexos 🗂
A bibliografia deve ser pertinente e o mais atual possível. Antes mesmo de a começares a redigir, é importante procurares saber qual é a norma aplicável ao teu relatório, para que a possas aplicar a todo o documento.
Os apêndices e os anexos são documentos, criados por ti ou por outr@s autor@s, que são essenciais para a compreensão do teu relatório. Deves fazer menção a cada um deles, ao longo do corpo do teu trabalho.
Agora que já estás familiarizad@ com a estrutura padrão de um relatório de estágio, vamos dar-te uma dica final:
Estágio e relatório começam no mesmo dia. 💪
Como é que podes colocar esta dica em prática?
Podes adotar um diário de bordo e anotar, diariamente:
✔️ Quanto tempo investiste na realização de cada atividade;
✔️ De que forma poderiam ser melhoradas;
✔️ Que outras tarefas poderiam ser colocadas em prática no futuro;
✔️ E qual a bibliografia que existe sobre cada um dos temas.
Agora que já sabes como se elabora um relatório, só te falta um estágio à tua medida. Clica aqui, que nós damos-te uma ajuda! 😉